domingo, 29 de abril de 2012

Ceramigas decoram Passo da entrada da Cachoeira Alta

As Ceramigas estavam felizes em participar da decoração do 9º Passo
Um grupo de ceramistas formadas por três integrantes de Nova Lima e outras três de Belo Horizonte foram as responsáveis por decorar o 9º Passo do Caminho de Santa Cruz, situado na bifurcação para Cachoeira Alta. Uma das participantes, Rosane Montes possui um sítio na comunidade do Maná.
A Ceramigas decoram o cruzeiro com flores e folhas de cerâmica e um pano cor de vinho. A decoração realizada na tarde de sábado, 28 de abril, foi uma aventura já que elas ficaram presas no trânsito por cerca de seis horas na BR 381 devido um congestionamento. Também, uma fina chuva caiu durante a fixação dos ornamentos. Apesar dos transtornos, as três integrantes que estiveram presentes, estavam bem humoradas e curtiram ao máximo a oportunidade de decorar um dos Passos do Caminho de Santa Cruz.
As Ceramigas participam de 4 a 6 de maio da XXV Feira de Cerâmica do Auditório da Escola Guignard. Rua Ascânio Bularmarque, 540, Mangabeiras.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Junte seus amigos e venha para a Caminhada de Santa Cruz

Utilize roupas e calçados confortáveis, traga água e lanche. Fotos Roneijober Andrade


Participar da Caminhada de Santa Cruz é uma experiência única. Percorrer os 13 km que liga Ipoema ao Morro Redondo, num cenário cercado de belezas é sentir a grandeza do Criador e as bençãos por estar neste mundo. A expectativa para ver a decoração de cada cruzeiro que demarca o caminho é grande, e todos querem fotografar ou serem fotografados ao lados das obras ornadas com muito amor por artistas voluntários. As cruzes dos cajados dos peregrinos também são um espetáculo à parte, feitas de papéis multicores. Quando se chega no Morro Redondo, situado a 1224 metros de altitude do nível do mar, parece que todas as energias desprendidas durante o caminho repleto de subidas são repostas e ampliadas. Algumas pessoas experimentam uma emoção muito forte, outras uma sensação de paz. Aqueles que não esperavam ter forças para completar o percurso se sentem como vitoriosos.
Lá no alto do Morro Redondo, tudo é uma festa de fé: o colorido das cruzes, o barulho contagiante dos tambores das Guardas de Marujos, o vento que sopra para refrescar o corpo suado. As palavras do padre durante o sermão parecem penetrar mais fundo em nossos corações. Tudo soa como poesia, como uma cantiga de ninar. No final da festa fica aquela sensação de leveza e a vontade imensa que a próxima Festa de Santa Cruz, chegue logo.

Cristãos, junte seus amigos façam camisas da festa e venha percorrer este caminho repleto de espiritualidade. A concentração será às 7 horas da manhã, do dia 6 de maio, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema.
O Caminho de Santa Cruz é marcado de fé e emoção

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ipoema prepara para a Festa de Santa Cruz


Bençãos dos Cajados no início da Caminhada de Santa Cruz - Foto Roneijober Andrade
Há mais de cem anos uma cruz, atrai cristãos ao cume do Morro Redondo no Dia de Santa Cruz, 3 de maio. Dezenas de fiéis faziam romaria até este mirante natural de Ipoema para exaltar o maior símbolo cristão, mesmo antes de lá ser erguida uma capela. Há três anos a tradição da caminhada para a festa foi resgata e a manifestação religiosa não para de crescer. Este ano a festa será realizada no domingo 6 de maio, e além dos peregrinos que sairão de Ipoema, às 7 da manhã, um grupo se organiza para sair da vizinha cidade de Bom Jesus do Amparo. Mas, não serão só caminhantes que estarão rumando ao Morro Redondo, há também fiéis que irão de bicicleta, a cavalo e de carro.
Para quem vai sair de Ipoema, no trajeto além de passar na Mata do Limoeiro os participantes irão contemplar a cachoeira Alta e a queda d´água do Morro Redondo além das belas serras que compõem a cordilheira do Espinhaço. Para completar os atrativos desta rota da fé, 14 cruzeiros, os Passos de Santa Cruz, que serão ornados por artistas plásticos. A Prefeitura de Itabira irá disponibilizar um ônibus para voltar com os caminhantes.
Quem quiser ser voluntário e decorar um dos Passos, saiba que cada artista tem a liberdade de utilizar o material que achar melhor e também está livre para arranjar um patrocinador para cobrir suas despesas. Mais informações no blog: www.abraceomorroredondo.blogspot.com.br lá também há mais notícias sobre o evento e a caminhada. O cruzeiro principal, situado ao lado do Santuário Senhor do Bonfim, mais uma vez, será ornado pela artista plástica, Sônia Guimarães da Criar: Decoração, Arte e Cultura.
Este ano a novidade é que cada participante da caminhada deverá levar um enfeite (ex. fita, flor, etc.) para deixar no 14º Passo do Caminho de Santa Cruz, o cruzeiro situado na encosta leste do Morro Redondo. No sábado, dia 5, às 15 horas, Sônia Guimarães irá ministrar oficina de arte para ensinar os participantes a enfeitar suas cruzes e seus cajados, todos ganharão um cajado de bambu, uma cruz e o material de enfeite. Outras informações pelo telefone 3833-9294 ou no blog do Morro Redondo. As tradicionais cruzes enfeitadas com papéis coloridos também estarão disponíveis para compra para quem não puder participar da oficina.
No Morro Redondo, ao meio-dia, haverá missa festiva celebrada pelo padre Marcelino e abrilhantada por duas Guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, uma do bairro Água Fresca (Itabira) e a outra da região da Serra dos Alves. Levantamento de bandeira, barraquinha e leilão de: animais, arte, entre outras atrações completam a festa.


Matéria publicada na coluna Expressão, do Diário de Itabira, em 22 de abril de 2012
Este ano são esperadas mais de 200 pessoas para a caminhada. Foto Roneijober Andrade

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Show do Músicas do Espinhaço será em maio

Músicas do Espinhaço durante show realizado no Morro Redondo em 2011. Foto Roneijober Andrade
A data do show do grupo Músicos do Espinhaço, no Morro Redondo, mudou para o mês de maio e acontecerá dentro da programação do Festival de Cinema de Ipoema, o Cine Ipoema. Provavelmente será realizado na tarde do sábado, 19 de maio. A banda que possui belas melodias inspiradas na cordilheira do Espinhaço, fez recentemente três apresentações de sucesso, sendo uma em Ouro Preto e duas em Diamantina. No ano que vem o Músicas do Espinhaço gravará um DVD ao vivo no Morro Redondo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seleção de artista para decorar cruzeiros

Estamos selecionando artistas voluntários para decorar os 14 cruzeiros que compõem  o Caminho de Santa Cruz, de Ipoema ao Morro Redondo. Cada peça também chamada de Passos de Santa Cruz possui mais de três metros e meio de altura e foi confeccionada reciclando dormentes de linha férrea. Alguns dos cruzeiros já têm pessoas responsável por sua decoração.
Cada artista tem a liberdade de utilizar o material que achar melhor e também está livre para arranjar um patrocinador para cobrir suas despesas. Quase no centro de cada Passos de Santa Cruz há um espaço onde pode ser colocado a placa com o nome do artista e a logomarca do patrocinador conforme a montagem que ilustra esta matéria. Como são feitas de peças rústicas as medidas podem variar um pouco para mais ou para menos.
A decoração deve estar pronta até 5 de maio, pois, a Festa de Santa Cruz deste ano será no dia 6. Lembramos que o dia oficial de Santa Santa Cruz é 3 de maio, portanto aqueles que possuem disponibilidade e puderem fazer a decoração nesta data melhor. Assim, manteremos viva a tradição de exaltação a Santa Cruz em 3 de maio.
Os participantes da Caminhada de Santa Cruz também irão colaborar com a decoração de um cruzeiro. Cada peregrino deve levar um enfeite (Ex. fitas, flores, etc.) para ser colocado no Passo final o 14.
Os interessados devem entrar em contato com Roneijober Andrade pelo telefone (31) 8808-9294 ou 3833-9294 ou pelo e-mail: roneijober@yahoo.com.br

Relação dos cruzeiros - Localização e artistas
Passo 0 - Rua do Cruzeiro - Responsável pela decoração: moradores do entorno
Passo 1 - Matriz de N. Sra. da Conceição - Responsável pela decoração: Aparecida - Pousada Maravilha Real
Passo 2 - Ponte do Bibi - Disponível
Passo 3 - Alto do Luiz de Breno - Disponível
Passo 4 - Porteira da extinta Fazenda Limoeiro - Disponível
Passo 5 - Biquinha da Mata do Limoeiro - Responsáveis pela decoração: Dona Meire e Bernadete
Passo 6 - Mirante da Mata do Limoeiro - Responsável pela decoração: Roneijober - Pousada Tropeiro Real
Passo 7  - Bifurcação para o Macuco - Disponível
Passo 8 - Fazenda Cachoeira Alta - Responsável pela decoração: família de Onelvino Coelho
Passo 9 - Bifurcação para Cachoeira Alta - Responsável pela decoração: Grupo Ceramigas
Passo 10 - Alambique Estrada Real - Responsável pela decoração: família de Taciano de Castro
Passo 11 - Bifurcação para o Maná - Responsáveis pela decoração: Vera e Acir - Salão Mania de Beleza
Passo 12 - Portal do Morro Redondo - Responsáveis pela decoração: Izabel e Ernani
Passo 13 - Cruzeiro Principal - Responsável pela decoração: Sônia Guimarães - Criar Decoração, Arte e Cultura
Passo 14 - Encosta Leste do Morro Redondo - Será decorado com enfeites doados pelos peregrinos.

Passo 12, decorado no ano passado por Izabel. Foto Roneijober Andrade

Cenibra doa madeira para construção do deck

Luiz Carlos e Átila não mediram esforços para carregar os caminhões. Foto: Roneijober Andrade
Por intermédio de Álvaro Goulart a Cenibra doou peças de eucalipto para a construção de um deck no cume do Morro Redondo, o espaço servirá como mirante e também como palco para apresentações culturais e altar para celebração de missas campais em dias de festa com muito público. A madeira veio do Projeto Egas, em Barão de Cocais e o transporte foi realizado pela Prefeitura de Itabira, parceira do projeto Abrace o Morro Redondo. Algumas peças de eucalipto medem mais de nove metros e possuem um diâmetro superior a 20 cm. O Executivo itabirano também será responsável pela mão-de-obra da confecção do deck.
Vale destacar o apoio dos motoristas Átila Lellis Rodrigues e Luiz Carlos (Resgate Drumond) que não mediram esforços para carregar os caminhões com a ausência de ajudantes.