domingo, 27 de maio de 2012

Continua a obra da Confraria Sabor & Arte

Nenzinho, Geraldo Lilino, Santos, Fernando e Candocha capichando na obra. Foto Roneijober 

No último sábado, 26 de maio, voluntários trabalharam para iniciar o reboco do espaço destinado a suporte do Santuário Senhor do Bonfim e para os moradores da região comercializarem seus produtos: quitandas, doces, artesanato, lanhes. Batizado de Confraria Sabor & Arte a edificação possui banheiros, cozinha e uma sala que será utilizada como loja. Após a conclusão das obras serão ministradas por voluntários várias oficinas com objetivo de ensinar os moradores da região a produzirem artesanato de qualidade com os recursos que eles possuem.
O objetivo agora é deixar a obra mais pronta possível até dia 16 de junho, quando será celebrada no Santuário a Missa de Ação de Graças pelos 70 de matrimônio de Taciano de Castro e Emanuela Reis. O casal é proprietário do terreno do Morro Redondo e permitiram que ali fossem edificados o templo, o monumento "O Destino" e a confraria, obras para atender toda a comunidade e turistas. Para a data pretendemos também da uma mão de tinta no Santuário, já que as últimas chuvas estragaram bastante a pintura.
Para concluir estas obras estamos muito precisando de doação de dinheiro que pode ser depositado na conta exclusiva que a igreja abriu para gerir essa obra: Diocese Itabira - Paróquia Nossa Senhora da Conceição Banco do Brasil Agência 0767-6, Conta Corrente 45639-X. CNPJ:20.963.351/0047-98. Favor comunicar as doações para coordenador e idealizador da obras, Roneijober Andrade - pelos emails: roneijober@yahoo.com.br ou rjober@uai.com.br ou pelo fone (31) 8808-9294. Também são bem-vindos materiais de construção como: cimento, argamassa, cerâmica e tintas (acrílica branco gelo e à óleo vermelho Góia.
Nossos agradecimentos aos voluntários deste último final de semana: Geraldo Lilino, Fernando, Nenzinho, Santos Benevides e Zezé Candocha.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Morro Redondo no encerramento do CineIpoema

Coma as bençãos do Sr. do Bonfim o Santuário abriu as portas para a sétima arte
"Gostaria de parabenizar o Cleber Camargo por ter escolhido um cenário de cinema, o Morro Redondo, para encerrar o 2º CineIpoema", bem ditas as palavras do músico Bernardo Puhler, durante o show de sua banda, Músicas do Espinhaço, na tarde do último domingo, dia 20 de maio. Apesar do tempo nublado quem foi até o local pela primeira vez saiu encantado com a paisagem do lugar, como a índia Adana Kambeba (atriz do filme Xingu), a fotógrafa Alice Okawara e jornalistas que acompanhavam Marco Antônio Lage. É o Morro Redondo foi o cenário de encerramento da Mostra de Cinema de Ipoema com shows do Música do Espinhaço, Meninos de Minas, Tambor Bamtor e exibição de filmes.

Músicas do Espinhaço o som de nossa cordilheira
Enquanto muitos cinemas viram igrejas, no Morro Redondo, pelo menos por um dia, aconteceu ao contrário, o Santuário virou cinema. Com as bençãos do Senhor do Bonfim foram exibidos os curta-metragem Braxília e Pirapora, diretor deste último, Charles Bicalho esteve presente e disse que era um privilégio ver seu filme sendo exibido num lugar especial como aquele. Também foi exibido o longa-metragem: "Filosofia de Vida - O Pequeno Burguês", um documentário sobre Martinho da Vila. Destaque para o trabalho social realizado por este respeitado sambista.
Cleber Camargo responsável pela Mostra,
Adana Kambeba e Valério Adélio

O sino badalou no início do show do Músicas do Espinhaço, a banda abriu sua apresentação com a introdução da canção "Morro Redondo" e, como nela cita a Santa Clara, uma bandeira com sua figura foi erguida. Se sentindo em casa o vocalista Bernardo até arriscou contar umas historinhas que lhe inspirou a criar algumas das letras do Músicas do Espinhaço. No pôr do sol a banda conclamou os presentes para fazer o abraço simbólico e cantou Morro Redondo e, na sequência convidou os Meninos de Minas e o Tambor Bamtor para puxar o ritmo da canção "De repente Cabeça de Boi".

Como o dia estava nublado e escurecendo rápido a banda fez um show curto, deixando o público com aquele gosto de quero mais. Ano que vem vai rolar inclusive na ocasião será gravado um DVD ao vivo do Músicas do Espinhaço. O projeto já foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura Estadual e atualmente a banda está em busca de patrocinador. Qual empresa se habilita?
O público abraçou o Morro Redondo e cantou em uníssono o refrão da música

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Festa de Santa Cruz: o colorido da fé

Matéria publicada na coluna Expressão, dia 20 de maio
Peregrinos e marujeiros chegam ao Santuário Senhor do Bonfim - Foto Roneijober
Como prometido na semana passada eis a outra história.
Os peregrinos de Santa Cruz foram recebidos no cume do Morro Redondo com o júbilo dos dançantes de duas Guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, uma do bairro Água Fresca e outra da região da Serra dos Linhares. Passava do meio-dia quando os últimos peregrinos chegaram, depois de mais de quatro horas de caminhada. O cruzeiro principal, todo colorido, destacava em contraste com o céu azul. Os enfeites apagam a imagem de dor que a cruz pode transmitir e reflete a alegria do amor que o Cristo nos deixou. O padre, José Marcelino Magalhães Filho badalava em tom festivo o sino do Santuário Senhor do Bonfim chamando os fiéis, entre eles o prefeito João Izael, para mais uma ação de fé, participar da cerimônia eucarística.
 A missa festiva começa, o Santuário é pequeno para tanta gente. Do lado de fora também há aglomeração de gente para ouvir as pregações do padre Marcelino. Em cada rosto a serenidade que o momento pede. O momento das músicas os violões de Sebastião Caeté e Santos Benevides ditavam o tom acompanhado de um ou outro pandeiro dos dançantes das guardas de marujos.
 Chega o momento da comunhão. O padre roda o templo distribuindo hóstias e na volta exibe a âmbula vazia, mostrando que mais fiéis do que o previsto comungaram. Após este momento uma surpresa para os presentes: o “barítono martin”, Clóvis Gontijo, que participou da caminhada de Santa Cruz entoou “Cantar del alma”, de Frederico Mompou, música baseada no poema de São João da Cruz. Para muitos ali presentes aquele era um momento ímpar, a primeira vez que ouviam ao vivo um cantor lírico.
A missa termina e os tambores passam a ditar o tom da festa além das duas Guardas de Marujos também teve a apresentação dos Meninos de Minas. As imagens destes momentos valem mais que mil palavras.

sábado, 19 de maio de 2012

Bandeira para saudar Santa Clara e o Músicas do Espinhaço

Sebastião Caeté rende graças a Santa Clara - Foto: Roneijober Andrade
    Amanhã quando a banda Músicas do Espinhaço subir no palco do Morro Redondo uma bandeira será erguida, a de Santa Clara. Não sou nenhum artista plástico, mas, arrisquei a pintar a bandeira em homenagem ao amigo Bernardo Puhler e a Santa Clara. Começei a pintar no dia que soube que o projeto de gravação do DVD do Músicas do Espinhaço, no Morro Redondo havia sido aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura Estadual. Em homenagem a banda fixei sempre-vivas neste estandarte, já que esta flor é quase uma marca registrada da banda.
    Na introdução da canção que o Músicas do Espinhaço fez para o Morro Redondo a Santa Clara é citada pedindo para abençoar o caminhante e para clarear a neblina. Com a palavra Bernardo: "certo dia, durante uma travessia no Cipó enfrentávamos neblina densa, dificultando a navegação na alta montanha. Ciente da necessidade de melhora no tempo Roneijober invocou a força da "Santa Clara" pra clarear o caminho. Ali surgiram os versos de abertura da canção do Morro Redondo", relata o autor.
    A homenagem já chama a atenção de fiéis, em visita a Pousada Tropeiro Real, onde ela esta guardada, o violeiro Sebastião Caeté que possui sítio na região do Morro Redondo foi logo ajoelhando, beijando a fita da bandeira e fazendo suas orações, conforme atesta a foto.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mensagens de apoio e poesia ao projeto MR

Estamos recebendo várias manifestações de carinho, seja por mensagem neste blog, por e-mails ou através das redes sociais. A Maria Lada além da mensagem elogiosa de apoio ao nosso trabalho e bençãos fez uma  linda poesia sobre a Festa de Santa Cruz. Aproveitamos para agradecer também a Leda Del Caro pela doação de R$500,00 para as obras do projeto Abrace o morro Redondo. Que Deus te abençoe Lada, Leda e também a todos que nos apoiam.

                                                                                                                           

FESTA DE SANTA CRUZ

O DIA QUE AGORA ACONTECE
CHEIO DE BRILHO E  DE LUZ
É  O DIA QUE DEUS ENFEITOU
PRA FESTA DA SANTA CRUZ.

O SOL BATENDO NA ESTRADA
PARA AQUECER O CAMINHO,
AO LONGE UM CANTO PERFEITO
DE UM PEQUENO CANARINHO.

OS PEREGRINOS CAMINHAM
APOIAM-SE  NOS CAJADOS,
OS PRETOS TAMBÉM CAMINHAM
 NO RÍTIMO  DO CONGADO.

A CADA PASSO UMA PRECE,
UM PEDIDO A JESUS,
ASSIM O POVO REFORÇA
SUA FÉ NA SANTA CRUZ.

AS CRUZES BEM ENFEITADAS
MUITAS FITAS MUITAS FLORES.
A FESTA DA SANTA CRUZ
TAMBÉM É FESTA DAS CORES.

NO CUME DO MORRO REDONDO
O POVO CHEGA ENFIM
NO SANTUÁRIO SAGRADO
DO NOSSO SENHOR DO BONFIM

A FESTA DA SANTA CRUZ
VAI LONGE COM O SOL SE PONDO,
DE LÁ DE CIMA JESUS
ABRAÇA O MORRO REDONDO.


                                                                                                                 Maria Lada

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Itabira faz jogo de empurra

Público faz o abraço simbólico do Morro Redondo durante apresentação do grupo
Músicas do Espinhaço no Teatro Dom Silvério (BH). A banda além de contribuir
financeiramente com nosso projeto fez uma canção em homenagem ao Morro Redondo 
"Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"


Abrindo com estes versos de Geraldo Vandré vou contar uma história:
Enquanto dezenas de pessoas abraçam a causa do Morro Redondo, por ser um projeto que alia cultura, meio ambiente e fé a Prefeitura Municipal de Itabira faz jogo de empurra quando se trata de ajudar essa causa nobre. A Prefeitura já disse não quando foi solicitado um caminhão para transportar de Coronel Fabriciano para Ipoema a imagem de Senhor do Bonfim criada e doada pela internacional artista plástica Vilma Nöel. Também disse não quando foi solicitado um transporte de Belo Horizonte para Ipoema da tela Q113 doada pelo Condomínio Residencial Estrada Real para ser utilizada na laje do Santuário Senhor do Bonfim.
Quando foi proposta as ações de revitalização do Morro Redondo pela comunidade pedimos a Prefeitura que ajudasse com a confecção e instalação dos cruzeiros que demarcam o Caminho de Santa Cruz e também melhorias na trilha de acesso para o cume desta serra. Com muita cobrança a Prefeitura de Itabira fez e instalou os cruzeiros, gastou quase dois anos para fazer este serviço que poderia ser feito em dois meses. Vale lembrar que o Santuário e a escultura, foram erguidos em dez meses. Quanto a trilha até hoje a Prefeitura não fez as melhorias solicitadas, mesmo, tendo outras vozes a somar com a nossa como a de Olga Duarte.
Agora, outro pedido simples vai ficar sem resposta porque cansado do jogo de empurra, eu quanto idealizador e coordenador voluntário deste projeto não quero mais a ajuda de nosso "Poder Executivo". Há mais de dois meses enviei um ofício para a Prefeitura de Itabira, direcionado a Secretaria de Governo, órgão responsável pela relacionamento com a comunidade solicitando duas coisas simples para uma prefeitura milionária: o transporte de madeiras doadas pela Cenibra, de Barão de Cocais a Ipoema e também quatro trabalhadores para montar o deque que servirá como mirante e espaço para realizações de apresentações culturais, já que pretendemos transformar o local num Ponto de Cultura, para levar lazer e entretenimento a uma comunidade rural carente destas ações. A ideia era inaugurá-lo com show do grupo Músicas do Espinhaço que aconteceria em 21 de abril e que depois foi transferido para, 20 de maio, no encerramento do Festival de Cinema de Ipoema, o CineIpoema.
Depois de muita cobrança a Prefeitura arranjou o transporte e começou novas cobranças quanto a mão-de-obra para a confecção do deque. Com a aproximação do show liguei todos os dias durante esta semana para a secretária de Elaine Campos (secretária de Governo) para a Prefeitura solicitando a ajuda. A primeira ligação foi feita quando estava ao lado de Leda Del Caro Paiva, itabirana residente em Brasília, que veio exclusivamente em Ipoema para participar da Festa de Santa Cruz, no Morro Redondo. A resposta era sempre a mesma vou olhar e te ligo, como nunca recebia a resposta tornava a ligar.
No meio da semana ela sugeriu que eu fosse conversar pessoalmente com Elaine Campos, pedi que marcasse a reunião que eu sairia de Ipoema nem que fosse a pé, em busca deste benefício para a comunidade. Mas, a reunião também não era agendada: "Elaine está em São Paulo, quando ela ligar eu agendo com ela e te ligo", disse a secretária dela, mas nada. No dia seguinte liguei e ainda não tinha resposta: "vou passar um e-mail para ela e te falo". Na sexta-feira, Elaine Campos já estava em Itabira, liguei cedo e mais uma vez a secretária dela ficou de olhar e me ligar, como eu já esperava, o contato não aconteceu até as 17 horas quando liguei e informei que desta maneira seria impossível montar o deque para o show e que não queríamos mais a ajuda da Prefeitura.
Curioso a falta de vontade política do Executivo em contribuir com as obras idealizadas e executadas pela iniciativa privada, mesmo quando será a Prefeitura uma das grandes beneficiadas com estas ações, já que a estruturação do Morro Redondo, pode garantir ao município recursos do ICMS Turístico. Além disso, a maioria dos visitantes pensam que as ações executadas no local foram feitas pela Prefeitura.
Para completar gostaria de deixar bem claro que sou um voluntário neste projeto, que não sou filiado a nenhum partido político, que não possuo nenhuma pretensão política e que não sou e não serei cabo eleitoral de nenhum candidato.

Veja a segui todo o conteúdo do ofício enviado a Elaine Campos.


Ipoema, 6 de março de 2012


Sra. Elaine Campos
Secretária Municipal de Governo Itabira


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a comunidade da região do Morro Redondo vem através desta solicitar da Prefeitura Municipal de Itabira o transporte de madeiras e a mão-de-obra para construção de um deck que servirá como mirante e palco no Morro Redondo. Este espaço será muito útil para realização de eventos culturais e para celebrações de missas campais em dias de festa. Na oportunidade informamos que a Prefeitura, como parceira do projeto de revitalização do Morro Redondo, pode e deve incluir o local e as obras lá feitas para efeito de pontuação no ICMS Turístico.
Aproveitamos a oportunidade também para convidar a Senhora, familiares e o prefeito João Izael e demais secretários para o próximo evento a ser realizado no Morro Redondo, show da banda Músicas do Espinhaço, dia 21 de abril, a partir das 16 horas. Venham curtir belas canções entoadas e acompanhadas por violino, violaocelo, bandolim e outros instrumentos. Adiantamos que o Músicas do Espinhaço já aprovou na Lei de Incentivo a Cultura Estadual um projeto para gravar um DVD ao vivo no Morro Redondo, em 2013.

Solicitações:
·         1 (um) caminhão muck com ajudante para pegar eucaliptos na Cenibra próximo a Barão de Cocais e levá-los até o Morro Redondo. Obs. Essa madeira foi doada pela Cenibra graças ao pedido de Dr. Álvaro Goulart, diretor do DER.

·         Dois carpinteiros e dois ajudantes para construção do palco. Acredito que o serviço possa ser realizado com menos de uma semana. A Prefeitura possui dois excelentes profissionais de carpintaria: Antônio Silvano (lotado na Secretaria de Agricultura) e Vicente (Adm. Distrital de Ipoema).


Sem mais para o momento nos colocamos a disposição e agradecemos a sua atenção e apoio,

  
Roneijober Alves Andrade Fone 8808-9294 ou 3833-9294
Vice-presidente da Associação Comunitária Rural do Maná, Montes Claros,
Morro Redondo, Cachoeira Alta, Campestre, Cedro e Laranjeiras
Idealizador e coordenador do projeto Abrace o Morro Redondo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caminhada de Santa Cruz: roteiro cercado de beleza e arte

Passo de Santa Cruz decorado por Luis Francis - Foto Roneijober Andrade
Matéria publicada na coluna Expressão do Diário de Itabira - 13/05/2012

A Festa de Santa Cruz, do Morro Redondo, mais uma vez foi um sucesso garantindo a sobrevivência de uma tradição que estava se perdendo: a de decorar as cruzes no dia 3 de maio.  Para proporcionar à participação de mais pessoas a festa foi realizada no domingo, 6 de maio e foi aberta com a caminhada de Ipoema até o Morro Redondo. Cerca de 70 pessoas participaram entre elas duas moradoras de Brasília (DF): Leda Del Caro e Cristina Flores Garcia que vieram especialmente para o evento.
Oficina de decoração de cruzes na Pousada Tropeiro Real
Os preparativos começaram dias antes com a decoração dos cruzeiros que demarcam os 13 km do caminho de Santa Cruz. Os 14 cruzeiros denominados de Passos foram ornados por moradores e artistas ligados a comunidade. No sábado, 5 de maio, a Pousada Tropeiro Real ofereceu a seus hóspedes a oportunidade de vivenciar a arte de decorar as cruzes que depois foram fixadas em cajados utilizados na caminhada. As monitoras: Sônia Guimarães (Criar - Decoração Arte e Cultura), Elane Moreira e Terezinha Lage também foram responsáveis por decorar o cruzeiro principal situado no cume do Morro Redondo.
Peregrinos tocam com seus cajados nos passos de Santa
Cruz e fazem seus pedidos - Foto Roneijober Andrade
No domingo, às 7h35, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, o padre José Marcelino Magalhães Filho abençoou os caminhantes com seus cajados.  Na saída um gesto que está virando tradição e se repete ao longo do caminho, os peregrinos tocam com seus cajados nos Passos pedindo mais bênçãos.
O caminho é pesado com muita subida, o Morro Redondo possui o dobro de altitude de Ipoema, 1224 do nível do mar, mas, vale à pena o sacrifício pela fé e por a região ser cercada de belezas. Em destaque os participantes visualizam a Mata do Limoeiro, as cachoeiras Alta e a do Morro Redondo e as serras: Velha, do Lobo, da Lapa, da Boa Vista e dos Alves. Uma ambulância com enfermeiro cedido pela Prefeitura de Itabira e vários carros de familiares dos peregrinos servem de apoio.
A Fazenda Cachoeira Alta ofereceu lanche aos caminhantes
Na fazenda Cachoeira Alta uma parada para um delicioso café ofertado pela família de Onelvino Coelho.  Eles também capricharam na decoração do cruzeiro incrustado na frente da fazenda. Mais de quatro horas depois os caminhantes chegaram para a festa, mas, isso, merece outra história que irei contar na próxima semana.


Na próximo domingo (20 de maio) o Diário de Itabira trará matéria contando como foi a Festa de Santa Cruz.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Músicas do Espinhaço, Tambor Bamtor e Cineipoema no Morro Redondo


Pelo terceiro ano consecutivo o Músicas do Espinhaço fará show no Morro Redondo, será em 20 de maio no encerramento da Mostra de Cinema de Ipoema, o Cineipoema. Um evento imperdível. A programação no Morro Redondo começa as 13 horas com Roda com Tambor Bamtor & Amigos. Às 13h30 haverá exibição dos filmes Braxília (curta), Pirapora (curta) e Filosofia de Vida - O Pequeno Burguês (longa) que conta a história de Martinho da Vila. O show do Músicas do Espinhaço começa às 15 horas. Vamos lá mais uma vez dar o abraço simbólico no Morro Redondo.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Festa de Santa Cruz contou até com cantor lírico

A missa da Festa de Santa Cruz deste ano contou até com a participação especial de um "barítono martin", Clóvis Gontijo, que cantou "Cantar del alma", de Frederico Mompou baseado no poema de São João da Cruz. Além da participação de duas Guardas de Marujos e da apresentação dos Meninos de Minas, em breve mais notícias sobre a festa. Veja um trecho da apresentação de Clóvis Gontijo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cruzeiro principal é decorado

Arte para colorir o cenário que parece uma pintura. Foto Roneijober Andrade
Sônia, Terezinha e Elaine. Foto Roneijober Andrade

A Festa de Santa Cruz é a festa das cores e, a cada ano, o evento se enche de policromia, luz e vida. Na sexta-feira, 4 de maio, o cruzeiro principal do Caminho de Santa Cruz, o Passo 13, situado no cume do Morro Redondo, ao lado do Santuário Senhor do Bonfim foi ornado para mostrar a devoção a Santa Cruz. O trabalho, mais uma vez, ficou à cargo do trio Sônia Guimarães (Criar - Decoração Arte e Cultura), Elane Moreira e Terezinha Lage com apoio de funcionários da Administração Distrital de Ipoema e patrocínio da Itaurb e da Pousada Estrada do Rei.
Além de decorar o Passo 13, as voluntárias ajudaram a revitalizar os Passos 4 e 5 amadrinhados por Juliana Chagas (Juju Original) e Meire Alice, respectivamente. Meire Alice está recuperando de uma operação, mas, já garantiu ano que vem vai começar bem antes a preparar a decoração do cruzeiro amadrinhado. Elane Moreira também foi a responsável por enfeitar o Passo 7, situado na bifurcação para o Macuco.

Outros cruzeiros que começaram a ganhar decoração na tarde desta sexta-feira foram os Passo 2, Ponte do Bibi, cuja arte esta sendo desenvolvida por Luis Francis e o 8, que é ornado pela família de Onelvino Coelho.
Em 5 de maio, a partir das 15 horas, Sônia Guimarães estará ministrando na Pousada Tropeiro Real uma oficina de arte para ensinar os participantes a decorar as tradicionais cruzes com papel de seda ou crepom. O evento é aberto ao público e o investimento é de R$30,00, cada participante ganhará um cajado de bambu e a cruz que enfeitou. Mais informações pelos fones 3833-9294 ou 8808-9294.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cruzeiros são decorados no Dia de Santa Cruz


Como reza a tradição 3 de maio, Dia de Santa Cruz é a data quando se deve enfeitar os cruzeiros na beira das estradas. Assim aconteceu com dois Passos do Caminho de Santa Cruz. O Passo 6, no Mirante da Mata do Limoeiro foi decorado por Roneijober Andrade, reciclando chapas de off-set, gentilmente doadas pelo Diário de Itabira. Ele buscou fazer uma alusão ao Cristo ressuscitado de braços abertos para receber os caminhantes. O Passo 12, no Portal do Morro Redondo foi decorado por Isabel Vieira, sitiante de Ipoema, na região da Pedra da Onça. Usando tela metálica ela criou um pombo com um ramo de oliveira e flores.
Nos dias 4 e 5 de maio outros cruzeiros serão decorados para que no domingo tudo esteja pronto para receber os caminhantes de Santa Cruz.
A missa no Morro Redondo esta marcada para o meio-dia. Logo após haverá apresentação de duas Guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, sendo uma da Água Fresca (Itabira) e outra da região da Serra dos Alves. O grupo de percussão Meninos de Minas também será uma das atrações da Festa de Santa Cruz.

É domingo a Festa de Santa Cruz

Hoje, 3 de maio, é o Dia de Santa Cruz. As comemorações no Morro Redondo serão realizadas no próximo domingo, 6 de maio, com caminhada saindo as 7 da manhã, de Ipoema (13 km) até o Morro Redondo. Ao meio dia, no Santuário Senhor do Bonfim haverá missa festiva celebrada pelo padre Marcelino e abrilhantada por duas guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário. Uma da Água Fresca (Itabira) e outra da região de Serra dos Alves. Barraquinha com comida e bebidas e artesanato completam a festa neste cenário de 360º de pura beleza das montanhas de Minas.