quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Domingo, dia 2, tem Festa de Senhor do Bonfim

O Congado do Barreiro de Cima mais uma vez marcará presença na festa. Foto Roneijober
Este final de semana será animado em Ipoema, no sábado, sob as bençãos da lua cheia haverá a Roda de Viola do Museu do Tropeiro e no domingo, 2 de setembro, a partir das 13h30 a tradicional Festa de Senhor do Bonfim, no Morro Redondo. Na programação missa festiva celebrada pelo padre Marcelino e abrilhantada pelo Congado de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Barreiro de Cima (BH), levantamento de bandeira e barraquinha com bebidas e comidas típicas. A Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, do povoado de Serra dos Alves também é uma das convidadas, mas, está aguardando a liberação de ônibus da Prefeitura de Itabira para o transporte dos integrantes. Os festeiros deste ano são: Raimundo Coelho Jacomé e Francisca Jacomé.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comunidade empenhada nas obras no Morro Redondo

Muito esforço para pintar o arco de O Destino. Foto Roneijober Andrade
O altar ganhou pintura nova. Foto Roneijober
Sábado passado, 25 de agosto foi mais um dia de trabalho voluntário nas obras do projeto Abrace o Morro Redondo. Os pintores Francisco Sales (Francis) e Augusto Rodrigues voltaram para pintar o arco do monumento "O Destino", obra de Vilma Nöel. O altar do Santuário onde também está outra escultura desta artista plástica reconhecida internacionalmente também ganhou nova mão de tinta. Pintar o arco do monumento não foi uma tarefa fácil já que a ponta dele está situada a 10 metros de altura. Geraldo "Lilino" Gomes e José Rinaldo dos Santos, o "Pistão", trabalharam no reboco da Confraria Sabor & Arte. Eu trabalhei fazendo aterro e um calçamento provisório na porta da confraria.
Na segunda-feira e terça-feira, dias 27 e 28, também foram dias de trabalho neste importante atrativo turístico de Ipoema. Geraldo Lilino, Raimundo Barbosa Dias, o "Nenzinho" e Carlos Barbosa Dias, o "Nu", dedicaram o dia a fazer as espalas das janelas e das colunas. Nenzinho e Nu tiveram seus dias de trabalhos patrocinados pela Pousada Cachoeira Patrocínio Amaro. No próximo sábado os pintores voltam para pintar pelo menos a fachada da confraria para a Festa de Senhor do Bonfim que acontece no domingo, 2 de setembro a partir das 13h30.
Mauro também apareceu e deu uma forcinha por alguns minutos. Foto Roneijober

sábado, 18 de agosto de 2012

Santuário Senhor do Bonfim ganha antigo órgão elétrico

Geraldo Lilino, Francisco Valuá, Marciano Jacomé e Ivan Martins tomando fôlego - Foto Roneijober
O sábado, 18 de agosto, foi mais um dia de muito trabalho na obra da Confraria Sabor & Arte, espaço que visa promover o turismo sustentável através da comercialização de artesanato, quitandas, doces entre outros produtos, por moradores da região. A novidade é que na mesma data o Santuário Senhor do Bonfim recebeu um antigo órgão elétrico doado pela Igreja Santa Rita de Cássia, de Belo Horizonte, através de Maria Amália e do pároco Toninho. O instrumento musical foi transportado por Francisco Geraldo Valuá, grande colaborador das obras de revitalização do Morro Redondo.
O órgão ganhou um cantinho especial. Foto Roneijober Andrade
Maria Amália e seu esposo, Murilo passaram a virada deste ano em Ipoema e se apaixonaram pelo distrito itabirano, depois disso já voltaram várias vezes e já avisam: "em setembro estaremos ai". A cada visita eles buscam dar uma contribuição para que Ipoema fique cada vez melhor. Por isso, Maria Amália logo lembrou daqui quando a paróquia da qual é voluntária anunciou que iria doar dois órgãos eletrônicos. Um deles, mais moderno, já foi entregue há mais mês, também por Francisco Valuá a nossa Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O instrumento doado ao Morro Redondo é da marca Saema, apesar de estar com algumas chaves danificadas (o que não impede que seja utilizado), está afinado e funciona bem. Seu som ficou vigoroso com a excelente acústica do Santuário. Só não foi fácil subir com o pesado órgão até o cume do Morro Redondo e passadas mais de oito horas desta missão que compartilhei com os outros voluntários que aparecem na foto fazendo uma pausa para tomar fôlego, minha coluna ainda reclama.
Na confraria foi realizado mais reboco e feito revestimento de pedra na base da fachada, por Vicente Santos.
Vicente reveste parte da fachada com pedras da região. Foto Roneijober


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Banda Músicas do Espinhaço foi tema do Globo Horizonte

A banda super parceira das obras de revitalização do Morro Redondo, a Músicas do Espinhaço foi o assunto do Globo Horizonte, da Rede Globo Minas, exibido no amanhecer do último domingo, 12 de agosto. O grupo faz músicas inspiradas nas paisagens e personagens da nossa cordilheira do Espinhaço e o Morro Redondo é tema de uma de suas canções do último CD: Jardim do Mundo. Como não poderia deixar de ser durante a reportagem o líder da banda, Bernardo Pühler cita o Morro Redondo e a aventura que é fazer um show no alto desta montanha.
Músicas do Espinhaço esta com projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura Estadual para gravar um DVD ao vivo, em maio de 2013, no Morro Redondo. Atualmente a banda esta em busca de patrocinadores, interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3234-0833 ou pelo site www.musicadoespinhaco.com.br. Quem estiver afim de conhecer melhor o trabalho deles pode inclusive baixar gratuitamente através deste site, todas as canções do último CD.
A reportagem da Rede Globo pode ser vista pela internet pelo link http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-horizonte/

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Voluntários trabalham na revitalização do Morro Redondo

Voluntários trabalham na pintura do Santuário Senhor do Bonfim - Foto Roneijober Andrade
Mutirão também na Confraria Sabor & Arte - Foto Roneijober
Enquanto falta apoio da Prefeitura de Itabira ao projeto Abrace o Morro Redondo sobra boa vontade da comunidade em realizar as necessárias obras de revitalização. O sábado, 11 de agosto, foi de muito trabalho neste importante atrativo turístico situado em Ipoema. Quinze voluntários dedicaram um dia de trabalho entusiasmados com a aproximação da Festa do Senhor do Bonfim que acontece em 2 de setembro a partir das 13h30.
A antiga fossa foi demolida. Foto Roneijober
Dentre os trabalhos realizados estão: a demolição de uma antiga fossa desativada, limpeza de entulhos de construção, reboco de paredes da Confraria Sabor & Arte e pintura do Santuário Senhor do Bonfim. Os voluntários na pintura foram: Francisco Tales Rodrigues, Mauro Andrade Silva, Washington Duarte Alves, Augusto Rodrigues da Silva e Rosane Montes. O serviço de pedreiro ficou a cargo de Jânio Castro e Aristeu de Castro e os serviços gerais com: Geraldo "Lilino" Gomes, Genésio de Castro Silva, Raimundo Nonato da Silva, Marcelo Benevides, José Francisco de Oliveira, Ivan Martins do Santos e Roneijober Andrade. Odete Tomé Gomes foi responsável por preparar o almoço e os cafés para esta turma.
Segundo o pintor, Francisco é um "prazer trabalhar num local tão bonito" e ele promete: "iremos adotar a pintura do Santuário Senhor do Bonfim, daremos manutenção constante". O pedreiro, Aristeu além de doar seu dia de serviço doou mais R$50,00 para custeio de parte do material. Vale destacar também o apoio da Padaria Ipoema através de Glauber que doou os pães para os cafés dos voluntários.
No próximo sábado haverá novo mutirão no Morro Redondo - Foto Roneijober


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mais um abraço ao projeto do Morro Redondo


Há poucos anos atrás o Morro Redondo estava praticamente abandonado, recebia poucos visitantes e as missas mensais da comunidade não eram mais celebradas lá devido a dificuldade de acesso para um padre já idoso. A capela estava com a estrutura comprometida. Depois do projeto de revitalização este mirante natural passou a ser mais uma referência de atrativo turístico de Ipoema. O que mostra que todo esforço desprendido para transformar um sonho em realidade, vale à pena. Além das doações financeiras para execução das obras temos recebidos várias manifestações de carinho ao projeto Abrace o Morro Redondo mostrando que estamos no caminho certo e nos impulsionam para seguir em frente vencendo as dificuldades. O apoio chega em forma de palavras, em forma de música, em forma de poesias e, agora, em forma de fotografia.
Há duas semanas recebi pelo Correios um canudo contendo uma linda fotografia panorâmica do Morro Redondo, de autoria de Luis Enrique Bar. A obra medindo 35x95cm, foi editada com bom gosto possui paspatur branco e os dizeres: Morro Redondo - Capela Senhor do Bonfim e o Destino - Ipoema - Minas Gerais, conforme imagem acima. Confesso que fiquei emocionado ao ler as palavras que vieram juntamente com a foto, primeiro por se tratar de um desconhecido que teve o trabalho de pesquisar e descobrir meu endereço para enviar o belo presente e depois pelas palavras que bateram fundo no coração. Veja a reprodução da carta:
Belo Horizonte, 23 de julho de 2012
Caro Roneijober.
Em minhas andanças pelos caminhos desta nossa Minas Gerais, tive o grande prazer de conhecer o Morro Redondo.
Eu e meu amigo de trilha, a caminho de Cabeça de Boi, nos deparamos com este singular capricho da natureza, coroado pela mais linda arte dos homens.
Fotógrafo como você, fui muito feliz em uma panorâmica que encaminho anexo, e cujo arquivo posso disponibilizar como minha contribuição à bela obra conduzida por vocês.
Congratulações pela iniciativa de manter vivas as nossas tradições e de unir o passado ao futuro, em tão belo conjunto.
Um grande abraço.
Luis Enrique Bar

Amigo Enrique, com sua licença gostaria de compartilhar esta foto-homenagem com Geraldo "Lilino" Gomes, um grande batalhador ao meu lado das obras no Morro Redondo. Foi ele, com a ajuda de burrinhos, que subiu com cerca de 70% dos materiais (areia, brita, tijolo, telhas, cimento) utilizados nas obras no Morro Redondo. Apesar de ter problema sério na coluna no tropeiro Geraldo Lilino cavalga 8 km de sua casa no Quilombo até o Morro Redondo para trabalhar como voluntário neste projeto. Muito obrigado pela linda fotografia e palavras que me emocionaram.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alunos de Turismo da UFMG no Morro Redondo

Universitários aprovaram o trabalho de desenvolvimento do Turismo no Morro Redondo
Alunos da disciplina de Turismo Rural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estiveram de
20 a 24 de junho fazendo uma visita técnica a Ipoema e também à comunidade de Serra dos Alves,
pertencente ao distrito de Senhora do Carmo. No segundo dia de trabalho, capitaneados pela professora Bruna Conti, os 23 alunos visitaram a cachoeira Alta, o alambique Estrela Real e o Morro Redondo. Na oportunidade, como idealizador e coordenador das obras de revitalização do Morro Redondo falei com os universitários de todo o trabalho desenvolvido pela comunidade para transformar este mirante natural em mais uma referência do turismo em Ipoema.
Um dos pontos que mais chamou a atenção dos alunos na palestra foi quando relatei a falta de apoio dos órgãos públicos, principalmente da Prefeitura de Itabira para o projeto Abrace o Morro Redondo. Foram vários questionamentos sobre este assunto inclusive da professora Bruna Conti. Em dois anos conseguimos realizar mais pelo Turismo em Ipoema do que a Prefeitura de Itabira em quatro anos de governo isso prova a incompetência do Executivo nesta área. Na ocasião falei com eles também que a transformação da Secretaria Municipal de Turismo num mero Departamento ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico no governo de Ronaldo Magalhães foi um retrocesso que precisa ser corrigido pelo próximo prefeito.

IMPRESSÕES
“O motivo de realização da visita técnica em Ipoema estava vinculado à vivência do turismo rural, mas o que nos saltou aos olhos foi, em um primeiro momento, a riqueza cultural do local e o trabalho de resgate e valorização de atividades do passado e do presente, que fortalecem a identidade do ipoemense. Essa característica de valorização do patrimônio material e imaterial do lugar, aliada à gentileza com que fomos recebidos, se traduz na satisfação de todos durante os dias da visita.
É fato que em nível de infraestrutura urbana e turística ainda podemos pensar em algumas estratégias de políticas públicas cabíveis. Além disso, o segmento de turismo rural ainda não foi incorporado como uma ação a ser desenvolvida no distrito, o que poderia trazer benefícios com relação ao fortalecimento da agricultura familiar, do artesanato e das atividades relacionadas ao campo de uma forma geral. Assim como o turismo cultural, já em fase de consolidação, o turismo rural também pode gerar consequências positivas para as pessoas que, a princípio, não fazem parte do trade turístico.
É sabido que os principais atrativos de Ipoema estão vinculados à natureza e que, portanto, o ecoturismo tenderia a ser o segmento mais procurado pelo turista em geral, mas o desenvolvimento do turismo cultural e do turismo rural poderia ser mais interessante no sentido de incluir os interesses da população local, com melhor distribuição dos benefícios advindos do fenômeno turístico.”
Bruna Conti - Professora