quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Diversão e presentes na Festa das Crianças

Rosquinha e Pirulito divertindo a criançada. Fotos: Roneijober Andrade
Dentro da programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Morro Redondo, foi realizada no dia 14 de outubro, a Festa das Crianças evento idealizado, coordenado e estrelado por Marta Jacomé. Ela e seu irmão Marciano Jacomé se vestiram de palhaços e formaram a dupla Pirulito e Rosquinha responsáveis por arrancar muitas risadas da garotada e proporciona-lhes entretenimento com brincadeiras além de distribuir brindes e presentes para todos.



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Morro Redondo saúda a Nossa Senhora do Rosário

O padre Marcelino e os festeiros, José Izidoro e Aurora Gomes 
Dia de festa a gente quer sempre céu azul e sol brilhante para combinar com o colorido do momento, mas, às vezes é necessário a chuva e em tempos de seca ela é mais que bem-vinda. Dois dias antes da 3ª Festa de Nossa Senhora do Rosário um incêndio destruiu parte da vegetação do entorno do Morro Redondo e, nesta mesma data o fogo consumia o vizinho Parque Nacional da Serra do Cipó, por isso, a chuva foi providencial. A água que caiu das nuvens e danificou estradas inviabilizou a chegada da Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário (das Serras dos Linhares, do Bongue,  dos Alves, da Boa Vista) ao Morro Redondo. Mas, não impediu que a festa fosse realizada.
Deilton, Sebastião Caeté e Santos ditaram o tom
Os festeiros José Izidoro Gomes, Aurora Paula Gomes juntamente com familiares trabalharam pesado para que o evento fosse um jubilo só. Na semana da festa José Izidoro e Geraldo "Lilino" Gomes terminaram de rebocar e fazer acabamento na parede da Confraria Sabor & Arte, na lateral dos banheiros além de melhorarem a instalação elétrica deste espaço de suporte para o Santuário Senhor do Bonfim. Para a infra-estrutura deste espaço, o festeiro com ajuda de seu irmão Elzires e recursos do Santuário comparam um freezer. O sábado foi de muito trabalho, decoração da bandeira e do andor, melhoria na iluminação da Confraria e o início da preparação do almoço para a marujada e demais convidados.
Devido a chuva a missa começou com ligeiro atraso e sem o batuque da Guarda de Marujos, mas, alegrada pelos cantos acompanhados do violão de Santos Benevides e Sebastião Caeté além do órgão elétrico tocado por Deilton Francisco. O Santuário Senhor do Bonfim estava lotado principalmente por moradores do entorno do Morro Redondo. Durante a missa festiva foi realizado o ritual da troca de coroas, sendo os próximos festeiros Carlos Antônio de Castro Silva (Tony de Taciano) e Marta Fonseca Borges Silva.
Mesmo chovendo dezenas de pessoas subiram ao Morro Redondo. Fotos Roneijober
Marta e Tony de Taciano foram coroados para serem os festeiros em 2013


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Irza Andrade declama Oração do Matuto



A senhora Irza Andrade, residente em Governador Valadares, em companhia da filha Zaira, esteve curtindo o final de semana do feriado de 12 de outubro, em Ipoema e, um dos atrativos turísticos visitado foi o Morro Redondo. Ela se encantou com o lugar e com o projeto Abrace o Morro Redondo é tanto que se prontificou a ser voluntária para ministrar oficinas de arte de pesponto e de reciclagem para confecção de porta níquel. Durante a visita que fez ao Morro Redondo, no sábado, ela declamou a Oração do Matuto e no final improvisou para rogar por nós. O fundo musical ficou a cargo de Deilton Francisco, executado no órgão elétrico Saema que ganhamos recentemente da comunidade da Igreja de Santa Rita (BH). Confira o vídeo com a linda oração.

domingo, 7 de outubro de 2012

Morro Redondo será destino do Iron Adventure Trekking

Wellinton durante a demarcação da prova, ao fundo o Morro Redondo - Foto Roneijober Andrade
Dia 21 de outubro, Ipoema será cenário para realização de uma etapa do Iron Adventure Circuito de Trekking. Espera-se cerca de 200 participantes que, divididos em equipes irão percorrer pouco mais de 10 km de trilhas e estradas com saída e retorno da cachoeira Patrocínio Amaro. Eles ainda irão passar na cachoeira do Meio que está situada no topo da cachoeira Alta e no Morro Redondo que será um dos neutros da prova, lá os atletas terão fruta e água para hidratarem. Durante 10 minutos poderão descansar apreciando a beleza deste mirante natural situado a 1224 metros de altitude do nível do mar.
Na última quarta-feira ajudei o organizador desta corrida de aventura, Wellinton Coelho a demarcar a prova com auxílio de um monociclo computadorizado caminhamos todo o trajeto e, ao passar em trilhas que eu não conhecia me deparei com belezas do entorno do Morro Redondo que eu não conhecia. Wellinton também ficou entusiasmado com o roteiro: "maravilhoso", não cansava ele de repetir todo vez que deparava com um cenário bonito.
Entre os participantes estarão as equipes atuais campeãs nacional e estadual. Mais informações no www.ironadventure.com.br

Morro Redondo: cada vez mais bonito

Francis aplica selador na fachada da Confraria. Fotos Roneijober Andrade

O sábado, 6 de outubro, foi mais um dia de trabalho voluntário no Morro Redondo, em preparação para a 3ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, evento que também marca os dois anos de inauguração das obras de revitalização do Santuário Senhor do Bonfim e do monumento "O Destino", criada pela artista plástica de renome internacional: Vilma Nöel. A festa será realizada no próximo domingo, 14 de outubro, a partir das 13 horas, com: missa, barraquinha, Guarda de Marujos, entretenimento e surpresas para as crianças. Os reis festeiros são: Aurora Paula Gomes e José Izidoro Gomes. A festa das crianças é uma organização de Marta Jacomé.
Francis faz recortes da pintura e Moisés fixa a placa da confraria
Eu, Geraldo "Lilino" Gomes, Moisés e Francis Sales trabalhamos ontem nas obras da Confraria Sabor & Arte, espaço de suporte ao Santuário Senhor do Bonfim e que servirá para proporcionar o turismo sustentável e a cultura. Geraldo e Moisés cuidaram do reboco da lateral do lado dos banheiros e eu e Francis ficamos por conta da pintura da fachada e da lateral esquerda, também já fixamos a placa de madeira que entalhei para dar mais charme a edificação. No decorrer desta semana Geraldo Lilino, Moisés e Raimundo Barbosa Dias, o "Nenzinho" irão trabalhar mais na obra para finalizar a lateral direita e a parte de trás.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Maria Amália trás mais presentes para o Santuário

Murilo e Maria Amália com as doações no Santuário Senhor do Bonfim
Já noticiei aqui que minha amiga Maria Amália foi a responsável por conseguir a doação de um antigo órgão elétrico para o Santuário Senhor do Bonfim. Agora, no último final de semana ela esteve passeando em Ipoema, para curtir entre outras coisas a Roda de Viola e com seu marido, Murilo trouxeram mais presentes para o templo situado no Morro Redondo. Ela doou uma bíblia com o respectivo suporte, paramentos e uma imagem de Santa Rita. No suporte fiz uma patiná nas cores das peanhas do Santuário. Maria Amália é voluntária na igreja de Santa Rita, em Belo Horizonte, mas, está sempre preocupada em contribuir com o projeto do Morro Redondo. Ela trouxe também exemplares do jornal "Mensageiro de Santa Rita", edição nº 196, de setembro de 2012, onde foi reproduzida a matéria de doação do órgão publicada neste blog.