sexta-feira, 29 de abril de 2016

Abril 30 e maio 1º, em Ipoema: cada um carrega a sua cruz



Dia 30 de abril, lançamento do filme “Cruzes ao Vento”, de Afra Sana; em 1º de maio, procissão de Ipoema ao Morro Redondo, comemorando a Festa de Santa Cruz.
25/04/2016 08h17
Em uma data bem distante, Santa Helena, mãe de Constantino, primeiro imperador católico de Roma, promoveu a pioneira Festa de Santa Cruz para comemorar a descoberta daquela que seria a  verdadeira “Cruz de Cristo”. A partir do início do século 20, por volta de 1910, é celebrada, em Ipoema, distrito de Itabira, Minas Gerais, Brasil, precisamente na localidade de Morro Redondo, como em vários locais do mundo, o evento com uma procissão que reúne fé e história.
O filme (55 minutos), de que sou proponente pela Lei de Incentivo Fiscal, que conta também com a parceria do produtor Laudimir Vieira, tem o incentivo da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Lei Drummond) e a efetiva participação da Transportes Cisne Ltda. Antes de mais nada, é preciso destacar a dedicação ímpar de duas figuras dominadas por total amor à causa na Transportes Cisne : o gerente-geral Albino Pinheiro e a secretária Eliana Moreira. Frise-se ainda a notória importância de Juliana Carolina Alves Dias, então presidente do Conselho Itabirano de Cultura para esse projeto executado. Em seguida veio o atual presidente Marcos Alcântara.
Segundo a história, Santa Helena, ajudada pelo filho Constantino, então imperador romano, e pelo bispo São Macário, de Jerusalém, visitou a Terra Santa, e lá foi iniciada uma série de escavações na busca da cruz até descobrirem o “Santo Sepulcro”, anteriormente coberto de entulho pelos romanos. A data de 3 de maio de 326 d.C. ficou como marco da descoberta.
E não é por menos que a sabedoria do povo ipoemense funcionou com antecedência bem antiga, concentrada não só na sede do distrito, mas também em Morro Redondo, onde foi erigida, há cerca de 100 anos, a Capela do Senhor do Bonfim, reconstruída recentemente sob a supervisão um tanto quanto barroca de Roneijober Andrade. Do trabalho de toda essa nova estruturação, para retornar os acontecimentos ao tempo do Império Romano, participaram e participam da mobilização pró-Morro Redondo a maioria de moradores das localidades próximas: Cutucum, Montes Claros, Cachoeira das Pedras, Chapada, Olaria, Mundo-Vira, Botica, Laranjeiras, Ipocarmo, Duas Pontes, Cachoeira Alta, Carioca, Boa Vista, Mata Grande, Bom Jardim, Conquista, Vargem dos Coutos, entre outros lugares, incluindo turistas vindos de cidades do Brasil e do mundo.
A nova capela deu ar e vida à fé, e força à imaginação para que os ventos soprassem na direção de um futuro promissor. As novas gerações estão plenamente resguardadas, jamais terão um motivo qualquer para perder de vista um fato importante ocorrido durante a regência do Império Romano do Ocidente. Para ornamentar a grande realização, a artista internacional Vila Nöel brindou com o seu trabalho dentro e fora da capela: escultura “O Destino” na entrada  e mais duas belas peças que ornamentam a capela.
Deixei para o final a frase do título que é bíblica. Transportei-a para o meu Dicionário de Leis Naturais, promovendo-a a lei intocável, porque não se permite a um ser humano a transferência de funções aqui neste ainda desconhecido mundo. Repetindo: a missão é individual, personalizada, cada um carrega a sua cruz.

José Sana é jornalista e historiador
Texto publicado originalmente no site www.defatoonline.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2016

Mais melhorias no Morro Redondo

 
Em preparação para a Festa de Santa Cruz que acontece no dia 1º de maio, estão sendo realizados pela comunidade de Ipoema através de voluntários da Associação Ipoema Ativa e de servidores municipais da Admininistração Distrital de Ipoema, vários trabalhos para bem receber os visitantes. A grama foi aparada, o Santuário Senhor do Bonfim está sendo pintado e também a Confraria Sabor e Arte. Visando mais conforto e higiene para os visitantes e comunidade os banheiros estão sendo azulejados e também a área de cozinha. A lateral esquerda da confraria será dotada de uma varanda, nela, funcionará barracas extras de apoio a Confraria, para venda de comidas e bebidas típicas durante a festa. O material da varanda está sendo doado por amigos do Morro Redondo e a mão-de-obra ficou a cargo da Prefeitura de Itabira.
PRECISAMOS DE SUA AJUDA
Você pode fazer parte desta história, contribua com qualquer valor para adquirirmos as madeiras, telhas, cerâmicas e materiais de pintura para estas obras de manutenção e revitalização do Morro Redondo. Mais informações no whatsapp ou fone (31) 98808-9294.