sábado, 28 de janeiro de 2012

Morro Redondo ganha dois ipês amarelos

Minha árvore predileta é o ipê-amarelo (Tabebuia ochracea), e como idealizador e coordenador voluntário do projeto de revitalização do Morro Redondo não poderia deixar de dar este presente ao belo mirante natural de Ipoema.
No dia 15 de janeiro, plantei duas mudas desta espécie característica do cerrado e que já foi considerada a árvore símbolo do Brasil.
O ipê-amarelo é nativo na região e possui grande beleza com seu tronco tortuoso e suas flores amarelas. Na região, ele possui também outro nome popular: mulato.
As duas mudas foram plantadas no cume do morro, alinhadas com o cruzeiro ficando uma à esquerda e outra à direita do Santuário Senhor do Bonfim. Além dos ipês o Morro Redondo possui várias candeias (Gochnatia polymorpha) e as centenárias canelas-de-ema gigante (Vellozia gigantea), entre outras árvores características dos campos rupestres e do cerrado.

Um comentário:

  1. Boa noite.

    É lindo!!
    Quando eu era criança, conhecia-o pelo nome de "mulato". Na nossa rua havia um amarelo, cuja beleza marcou muito a nossa vida.

    Certo dia, brincávamos debaixo dele. De repente, caiu alguma coisa nas minhas costas. Eu comecei a gritar e pular de tanta dor. As minhas irmãs procuravam no chão alguma coisa que justificasse aquilo. Lembro-me apenas de uma folha.

    Corri pra casa, e a minha avó colocou-me dentro da bacia de banho. A dor intensa continuou e ela disse que havia um vermelhidão forte onde doía.
    Depois dela lavar muito, tudo passou.

    Durante muito tempo eu fiquei cismada com o "mulato", pela associação ao episódio.

    Depois o absolvi, concluindo que só poderia ser alguma lagarta que por certo estaria grudada naquela folha que caiu. Ninguém a viu, porque certamente estava do lado de baixo.

    Sou apaixonada por flores.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir