terça-feira, 16 de outubro de 2012

Morro Redondo saúda a Nossa Senhora do Rosário

O padre Marcelino e os festeiros, José Izidoro e Aurora Gomes 
Dia de festa a gente quer sempre céu azul e sol brilhante para combinar com o colorido do momento, mas, às vezes é necessário a chuva e em tempos de seca ela é mais que bem-vinda. Dois dias antes da 3ª Festa de Nossa Senhora do Rosário um incêndio destruiu parte da vegetação do entorno do Morro Redondo e, nesta mesma data o fogo consumia o vizinho Parque Nacional da Serra do Cipó, por isso, a chuva foi providencial. A água que caiu das nuvens e danificou estradas inviabilizou a chegada da Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário (das Serras dos Linhares, do Bongue,  dos Alves, da Boa Vista) ao Morro Redondo. Mas, não impediu que a festa fosse realizada.
Deilton, Sebastião Caeté e Santos ditaram o tom
Os festeiros José Izidoro Gomes, Aurora Paula Gomes juntamente com familiares trabalharam pesado para que o evento fosse um jubilo só. Na semana da festa José Izidoro e Geraldo "Lilino" Gomes terminaram de rebocar e fazer acabamento na parede da Confraria Sabor & Arte, na lateral dos banheiros além de melhorarem a instalação elétrica deste espaço de suporte para o Santuário Senhor do Bonfim. Para a infra-estrutura deste espaço, o festeiro com ajuda de seu irmão Elzires e recursos do Santuário comparam um freezer. O sábado foi de muito trabalho, decoração da bandeira e do andor, melhoria na iluminação da Confraria e o início da preparação do almoço para a marujada e demais convidados.
Devido a chuva a missa começou com ligeiro atraso e sem o batuque da Guarda de Marujos, mas, alegrada pelos cantos acompanhados do violão de Santos Benevides e Sebastião Caeté além do órgão elétrico tocado por Deilton Francisco. O Santuário Senhor do Bonfim estava lotado principalmente por moradores do entorno do Morro Redondo. Durante a missa festiva foi realizado o ritual da troca de coroas, sendo os próximos festeiros Carlos Antônio de Castro Silva (Tony de Taciano) e Marta Fonseca Borges Silva.
Mesmo chovendo dezenas de pessoas subiram ao Morro Redondo. Fotos Roneijober
Marta e Tony de Taciano foram coroados para serem os festeiros em 2013


4 comentários:

  1. Este local belíssimo deveria ter mais investimento. Falta infraestrutura para o turista apreciar o local e a vista da região.
    Não fui nesta festa, uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo(a) já que não quis se identificar, dotar o Morro Redondo de infra-estrutura além de demandar dinheiro é tarefa árdua já que no topo da serra não é possível chegar de carro, tudo é levado no lombo do burro ou nosso: areia, tijolo, cimento. Com as bençãos de Deus a comunidade esta melhorando este lugar, mesmo sem o apoio da Prefeitura de Itabira. Agora já temos lá banheiro a cozinha que estão em fase de acabamento mas, já sendo utilizados. Você também é convidado a contribuir com estas obras as pessoas ou empresas que doarem R$250,00 ou mais terão seu nomes gravados na placa inaugural da obra, se doarem R$1.200,00 terão a logomarca impressa em destaque nesta obra que ficará para história de Ipoema. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ipoema abriu uma conta exclusiva para receber doações e administrar a obra: Diocese Itabira - Paróquia Nossa Senhora da Conceição Banco do Brasil Agência 0767-6, Conta Corrente 45639-X. CNPJ:20.963.351/0047-98 Favor comunicar as doações para coordenador e idealizador da obras, Roneijober Andrade - pelos emails: roneijober@yahoo.com.br ou rjober@uai.com.br ou pelo fone (31) 8808-9294.

    ResponderExcluir
  3. Lugar belo por natureza! Esculpido pelos moradores e apaixonados por essa beleza ímpar, infra-estrutura?
    O endereço da Selva de Pedra é outro? Morro Redono - “Cantinho do Céu”

    O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real
    Oscar Wilde

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras Daniel Galhardo e obrigado pelo apoio financeiro que também deu ao projeto Abrace o Morro Redondo. Quem, como você e a Sil conhece nosso trabalho, a dedicação e o amor com que fazemos cada coisinha no Morro Redondo apoia e nos impulsiona a seguir adiante.

    ResponderExcluir