FESTA DE SANTA CRUZ

Há mais de cem anos a comunidade ipoemense comemora a Festa de Santa Cruz, em 3 de maio, no Morro Redondo. No passado gente vinda de toda a região fazia o trajeto para o Morro Redondo à pé ou a cavalo. Em 2009 o Padre Luciano Simões resgatou a romaria promovendo a caminhada de Ipoema até o cume do desta serra situada a 1224 metros de altitude do nível do mar. Este ano a festa será no sábado, 2 de maio, a caminhada sairá de Ipoema, às 7 horas, da igreja Matriz de Ipoema. Haverá também grupos de ciclistas e cavaleiros, além das pessoas que irão de carro. Junte sua turma, crie uma camiseta e prepare seu cajado. A concentração da turma do pedal será na praça central de Ipoema, às 10 horas.

O caminho de Ipoema ao Morro Redondo é demarcado com 13 cruzeiros
Chegando no local haverá celebração festiva abrilhantada pelas Guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário (de Itabira e a da Serra dos Alves), apresentação do grupo de Batuque da comunidade quilombola do Barro Preto (Santa Maria de Itabira). Barraquinha, artesanato, leilão, entre outras atrações completam a festa que terá como tema: Flores, Cores e Devoção!
Os cruzeiros (Passos de Santa Cruz) são decorados por artistas para a festa
A artista plástica, Sônia Guimarães (Criar - Decoração, Arte e Cultura) e Elane Moreira serão as responsáveis por decorar o cruzeiro principal do Morro Redondo. Outros artistas estarão decorando os cruzeiros chamados de Passos de Santa Cruz que demarcam o caminho de Ipoema ao Morro Redondo. Com objetivo de preservar a cultura centenária de decorar as cruzes que eram colocadas em casa, fazendas e margens de estrada, haverá uma oficina no Museu do Tropeiro, no feriado de 1º de maio, sexta-feira. Na oficina: "Cruzes religiosas - A fé de um povo traduzida em arte", os participantes terão direito de personalizar uma cruz e um cajado. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3839-2992.
A oficina de decoração de cruzes será ministrada por Sônia e Elane


Guardas de Marujos são uma das alegrias da festa de Santa Cruz 

7 comentários:

  1. Wonderful pictures. I wish I could be there. Maybe another year. Is this a catholic celebration or event? How do I find out more about reservations for the cruise ships?
    thank you,
    Michael Land
    USA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Mr. Land
      This it's more than a Catholic celebration and a event.
      It's a party with all the people that come.
      It's a walk to a sanctuary too.
      There you can buy local food, enjoy folk art and craft.
      In Ipoema you have a very good trooper museum.
      In this region you have a lot of places to go.
      Plan your trip and make contact.
      I can help you here.
      luizsimao@gmail.com

      Excluir
  2. da proxima vez vou caminhar tbm

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos que contribuem para a manutenção das tradições dos povos do Espinhaço.
    Alex

    ResponderExcluir
  4. Dia 03/05 estaremos juntos na Romaria da Festa de Santa Cruz (Ipoema - Morro Redondo).
    Abraco,
    Padovezi

    ResponderExcluir
  5. Belíssima festa no Morro Redondo. Este evento preserva e mantém viva uma grande tradição de fé e cultura em nossa cidade, atraindo turistas e fiéis de várias cidades para este lindo local. Essa é uma verdadeira demonstração de que podemos evoluir bastante como sociedade, mas sempre ligados as nossas raízes culturais, as nossas tradições centenárias, sempre conservando e dando o devido valor a nossa historia e costumes que fazem parte da identidade desta cidade e consequentemente de nós mesmos.

    ResponderExcluir