terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Itabira faz jogo de empurra

Público faz o abraço simbólico do Morro Redondo durante apresentação do grupo
Músicas do Espinhaço no Teatro Dom Silvério (BH). A banda além de contribuir
financeiramente com nosso projeto fez uma canção em homenagem ao Morro Redondo 
"Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"


Abrindo com estes versos de Geraldo Vandré vou contar uma história:
Enquanto dezenas de pessoas abraçam a causa do Morro Redondo, por ser um projeto que alia cultura, meio ambiente e fé a Prefeitura Municipal de Itabira faz jogo de empurra quando se trata de ajudar essa causa nobre. A Prefeitura já disse não quando foi solicitado um caminhão para transportar de Coronel Fabriciano para Ipoema a imagem de Senhor do Bonfim criada e doada pela internacional artista plástica Vilma Nöel. Também disse não quando foi solicitado um transporte de Belo Horizonte para Ipoema da tela Q113 doada pelo Condomínio Residencial Estrada Real para ser utilizada na laje do Santuário Senhor do Bonfim.
Quando foi proposta as ações de revitalização do Morro Redondo pela comunidade pedimos a Prefeitura que ajudasse com a confecção e instalação dos cruzeiros que demarcam o Caminho de Santa Cruz e também melhorias na trilha de acesso para o cume desta serra. Com muita cobrança a Prefeitura de Itabira fez e instalou os cruzeiros, gastou quase dois anos para fazer este serviço que poderia ser feito em dois meses. Vale lembrar que o Santuário e a escultura, foram erguidos em dez meses. Quanto a trilha até hoje a Prefeitura não fez as melhorias solicitadas, mesmo, tendo outras vozes a somar com a nossa como a de Olga Duarte.
Agora, outro pedido simples vai ficar sem resposta porque cansado do jogo de empurra, eu quanto idealizador e coordenador voluntário deste projeto não quero mais a ajuda de nosso "Poder Executivo". Há mais de dois meses enviei um ofício para a Prefeitura de Itabira, direcionado a Secretaria de Governo, órgão responsável pela relacionamento com a comunidade solicitando duas coisas simples para uma prefeitura milionária: o transporte de madeiras doadas pela Cenibra, de Barão de Cocais a Ipoema e também quatro trabalhadores para montar o deque que servirá como mirante e espaço para realizações de apresentações culturais, já que pretendemos transformar o local num Ponto de Cultura, para levar lazer e entretenimento a uma comunidade rural carente destas ações. A ideia era inaugurá-lo com show do grupo Músicas do Espinhaço que aconteceria em 21 de abril e que depois foi transferido para, 20 de maio, no encerramento do Festival de Cinema de Ipoema, o CineIpoema.
Depois de muita cobrança a Prefeitura arranjou o transporte e começou novas cobranças quanto a mão-de-obra para a confecção do deque. Com a aproximação do show liguei todos os dias durante esta semana para a secretária de Elaine Campos (secretária de Governo) para a Prefeitura solicitando a ajuda. A primeira ligação foi feita quando estava ao lado de Leda Del Caro Paiva, itabirana residente em Brasília, que veio exclusivamente em Ipoema para participar da Festa de Santa Cruz, no Morro Redondo. A resposta era sempre a mesma vou olhar e te ligo, como nunca recebia a resposta tornava a ligar.
No meio da semana ela sugeriu que eu fosse conversar pessoalmente com Elaine Campos, pedi que marcasse a reunião que eu sairia de Ipoema nem que fosse a pé, em busca deste benefício para a comunidade. Mas, a reunião também não era agendada: "Elaine está em São Paulo, quando ela ligar eu agendo com ela e te ligo", disse a secretária dela, mas nada. No dia seguinte liguei e ainda não tinha resposta: "vou passar um e-mail para ela e te falo". Na sexta-feira, Elaine Campos já estava em Itabira, liguei cedo e mais uma vez a secretária dela ficou de olhar e me ligar, como eu já esperava, o contato não aconteceu até as 17 horas quando liguei e informei que desta maneira seria impossível montar o deque para o show e que não queríamos mais a ajuda da Prefeitura.
Curioso a falta de vontade política do Executivo em contribuir com as obras idealizadas e executadas pela iniciativa privada, mesmo quando será a Prefeitura uma das grandes beneficiadas com estas ações, já que a estruturação do Morro Redondo, pode garantir ao município recursos do ICMS Turístico. Além disso, a maioria dos visitantes pensam que as ações executadas no local foram feitas pela Prefeitura.
Para completar gostaria de deixar bem claro que sou um voluntário neste projeto, que não sou filiado a nenhum partido político, que não possuo nenhuma pretensão política e que não sou e não serei cabo eleitoral de nenhum candidato.

Veja a segui todo o conteúdo do ofício enviado a Elaine Campos.


Ipoema, 6 de março de 2012


Sra. Elaine Campos
Secretária Municipal de Governo Itabira


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a comunidade da região do Morro Redondo vem através desta solicitar da Prefeitura Municipal de Itabira o transporte de madeiras e a mão-de-obra para construção de um deck que servirá como mirante e palco no Morro Redondo. Este espaço será muito útil para realização de eventos culturais e para celebrações de missas campais em dias de festa. Na oportunidade informamos que a Prefeitura, como parceira do projeto de revitalização do Morro Redondo, pode e deve incluir o local e as obras lá feitas para efeito de pontuação no ICMS Turístico.
Aproveitamos a oportunidade também para convidar a Senhora, familiares e o prefeito João Izael e demais secretários para o próximo evento a ser realizado no Morro Redondo, show da banda Músicas do Espinhaço, dia 21 de abril, a partir das 16 horas. Venham curtir belas canções entoadas e acompanhadas por violino, violaocelo, bandolim e outros instrumentos. Adiantamos que o Músicas do Espinhaço já aprovou na Lei de Incentivo a Cultura Estadual um projeto para gravar um DVD ao vivo no Morro Redondo, em 2013.

Solicitações:
·         1 (um) caminhão muck com ajudante para pegar eucaliptos na Cenibra próximo a Barão de Cocais e levá-los até o Morro Redondo. Obs. Essa madeira foi doada pela Cenibra graças ao pedido de Dr. Álvaro Goulart, diretor do DER.

·         Dois carpinteiros e dois ajudantes para construção do palco. Acredito que o serviço possa ser realizado com menos de uma semana. A Prefeitura possui dois excelentes profissionais de carpintaria: Antônio Silvano (lotado na Secretaria de Agricultura) e Vicente (Adm. Distrital de Ipoema).


Sem mais para o momento nos colocamos a disposição e agradecemos a sua atenção e apoio,

  
Roneijober Alves Andrade Fone 8808-9294 ou 3833-9294
Vice-presidente da Associação Comunitária Rural do Maná, Montes Claros,
Morro Redondo, Cachoeira Alta, Campestre, Cedro e Laranjeiras
Idealizador e coordenador do projeto Abrace o Morro Redondo

2 comentários:

  1. Elaine Campos tenha dignidade pelo menos em responder os municipes. Que vergonha o ofício é de março.

    ResponderExcluir
  2. Sentimos muito o descaso da prefeitura em realizar obras tão pequenas e custariam quase nada diante do dinheiro que move a prefeitura de Itabira.Temos que ter mais responsabilidade na hora de votar, colocar representantes que são mais preocupados com o meio ambiente, com a cultura, o lazer etc.Parabéns a você Roneijober que faz um trabalho muito bacana em Ipoema e zona rural.É de cidadão como você, que este Brasil precisa.Abraços. Vilma Lage Silveira.

    ResponderExcluir