sábado, 8 de junho de 2013

Caminhada de Santa Cruz pela paz



Uma das festas religiosas que mais cresce em participação é a de Santa Cruz realizada sempre no primeiro domingo de maio, no Morro Redondo, em Ipoema. A cada ano a organização e a beleza do evento são aprimoradas. Este ano a festa foi realizada no dia 5 de maio, às 7h30, os peregrinos se agruparam na porta da Matriz de Nossa Senhora da Conceição para receber as bênçãos da ministra da Eucaristia, Maria Lúcia. Durante a cerimônia um fato inusitado uma pomba branca, símbolo do Espírito Santo e da Paz veio e pousou próximo ao pé da ministra. Curiosamente o tema da festa deste ano foi: "O branco da paz torna a vida mais colorida". Às 7h40 os fiéis já estavam caminhando em meio as brumas característica de Ipoema no período frio do ano.

Cerca de 100 pessoas participaram este ano da caminhada entre crianças, jovens, adultos e idosos entre eles até o prefeito Damon Sena e a primeira dama Áurea de Sena. Residente em Brasília a itabirana, Leda Del Caro veio para Minas pelo terceiro ano consecutivo só para participar da peregrinação, também havia visitantes de São Paulo. Outro grupo de caminhantes liderados pelo vereador, Eduardo Motta saiu da vizinha cidade de Bom Jesus do Amparo fazendo o roteiro comunidade do Sapé, Macuco, Morro Redondo. Os montanhistas monlevadenses Mateus Brum e André Luis Chaves optaram por fazer o trajeto de 13 km com muita subida correndo. Uma ambulância com médico e enfermeira, cedida pela Prefeitura de Itabira acompanhou os participantes durante todo trajeto.

Para não fugir da tradição tropeira um grupo de cavaleiros, entre eles o vice-prefeito Reginaldo Calixto saíram do Haras do Délio, em Ipoema, com destino ao Morro Redondo. Uma novidade deste ano foi à participação de ciclistas de Itabira, Ipoema e de Belo Horizonte. Líder do grupo Picc Pedal, de Belo Horizonte, Israel Tomaz escreveu ao postar na internet um álbum com mais de 100 fotos do evento: “Simplesmente inesquecível esse pedal, onde num dia só participamos de uma bela festa religiosa do povo de Ipoema, que com tanto carinho nos convidou; treinamos subida de montanha na respeitosa estrada do Morro Redondo, nos divertimos muuiiitoo...”.

A decoração dos cruzeiros, chamados de Passos de Santa Cruz, que demarcam esta rota religiosa foi um show à parte, em cada um deles os peregrinos paravam pra uma sessão de fotos e também pra encostar seus cajados pedindo bênçãos. Os artistas responsáveis pelas decorações foram Aparecida Madureira, Luis Francis, Márcia Teixeira, Juliana Chagas (Juju Original), Meire Alice, Roneijober Andrade, Elane Moreira, família de Onelvino Coelho, família de Taciano de Castro, Marcílio Costa, Isabel Vieira e Sônia Guimarães.
Em preparação para a festa e visando preservar a cultura centenária de decorar as cruzes com papéis coloridos, na tarde de sábado, 4 de maio, a Fundação Cultural Carlos Drummond promoveu a oficina: "Cruzes religiosas - A fé de um povo traduzida em arte", ministrada por Sônia Guimarães da Criar – Decoração, arte e cultura, no Museu do Tropeiro.
Vale destacar também o carinho de moradores do percurso com os peregrinos como a família de Onelvino Coelho que sempre oferece um café e também a de Taciano de Castro que montou uma mesa ao lado do Passo de Santa Cruz incrustado em sua propriedade para ofertar: água, biscoito e suco. No cruzeiro situado na entrada do Morro Redondo a decoradora Isabel Vieira anexou um cestinho com dezenas de origamis com mensagens de paz.



Um comentário: