sábado, 8 de junho de 2013

Festa de Santa Cruz: tradição renovada

A Festa de Santa Cruz é uma tradição centenária de Ipoema, no passado dezenas de pessoas peregrinavam até o Morro Redondo para render graças ao símbolo maior do cristão e pedir milagres. Há cinco anos o ritual de caminhar até este mirante natural para o evento foi resgatado e a cada ano cresce. No dia 5 de maio, a Festa de Santa Cruz foi realizada com brilhantismo, além dos caminhantes contou com ciclistas, cavaleiros e, é claro, com os fiéis que foram de carro.
A missa foi celebrada pelo padre Márcio Soares que no final além de benzer as cruzes dos cajados dos peregrinos fez questão de tocar em uma por uma. O número de fiéis presentes surpreendeu até o padre, pois, faltou hóstia, para que todos comungassem. No final da missa festiva, eu, como idealizador e coordenador projeto de revitalização do Morro Redondo prestei homenagens a alguns dos voluntários nas obras: Geraldo (Lilino) Gomes, Vanda Jacomé e Santos Benevides, além de Raul Soares que doou a primeira imagem de Senhor do Bonfim ao Santuário do Morro Redondo. Todos receberam um exemplar do meu livro de fotografias: “Suor Sagrado – Retratos das ações de fé em prol da cultura do Morro Redondo”.
Após a missa a festa continuou com barraquinha e evoluções de três Guardas de Marujos. O vice-capitão da Guarda de Marujos de São Sebastião, Antônio Beato fez até uns versos especiais para o evento: “Saímos de Itabira/Onde canta a seriema/ Festejar a Santa Cruz/No morro de Ipoema”. 
Trabalhando para manter viva uma tradição a artista plástica Sônia Guimarães, responsável pela decoração do cruzeiro principal, situado ao lado do Santuário Senhor do Bonfim, aproveitou a sombra do monumento O Destino para ensinar os interessados a decorar as cruzes com papéis coloridos, entre elas a australiana Marlee Nebaue

Um comentário: