segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ipoema prepara a centenária Festa de Santa Cruz

Augusto, Francis e Alex caprichando na pintura do Santuário. Foto Roneijober Andrade

Terezinha, Marcos e Elane decoram o cruzeiro
No próximo sábado, 3 de maio, uma ação centenária se repetirá em Ipoema: dezenas de peregrinos irão passar em frente a Fazenda Cachoeira Alta rumo ao Morro Redondo para saldar a Santa Cruz. “Antigamente aqui passava é muita gente mesmo para rezar no dia de Santa Cruz, fico feliz em ver o povo voltando para esta festa de mais de cem anos”, diz sorridente Onelvino Coelho, 89 anos, proprietário da fazenda.
A caminhada de Santa Cruz foi resgatada há seis anos pelo padre Luciano Simões e depois foi valorizada com a implantação da sinalização, os “Passos” (13 cruzeiros de quatro metros de altura) que demarcam os 13 Km de estrada que liga Ipoema ao Morro Redondo. Como manda a tradição estes cruzeiros são decorados em louvor a Santa Cruz. Um ritual se repete a cada cruzeiro, os peregrinos encostam seus cajados nos Passos pedindo bênçãos.
A história religiosa do Morro Redondo começou com a peregrinação para o local no dia de Santa Cruz, os fiéis oravam no pé do cruzeiro cuidado por Sá Chiquinha. A missão de zelar por este local tido como sagrado pelos nativos passou depois para seu filho, Lourival da Silva que foi o responsável por construir uma pequena capela que com o tempo foi derrubada pelo vento. Domingos (de Loro) Arsênio, 78 anos, neto de Sá Chuquinha faz questão de participar desta tradicional festa e, é claro, de contribuir com as melhorias no Morro Redondo.
Sônia idealizadora da decoração do cruzeiro e do mirante
Este ano é esperado um número recorde de público na Festa de Santa Cruz. Além dos caminhantes que se concentrarão às 7 da manhã, em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema, terão os ciclistas e cavaleiros que irão sair às 9 horas da Praça Augusto Guerra. O percurso é de 13 km com muita subida e pode levar mais de quatro horas, por isto, é bom usar roupas leves levar água e lanche. No Morro Redondo, a partir do meio dia haverá celebração abrilhantada por duas guardas de Marujos. A Prefeitura de Itabira irá fornecer ônibus para retornar com os caminhantes até Ipoema.Os preparativos para o evento já começaram, os voluntários: Francisco Sales Rodrigues (Francis), Washington Duarte Alves, Augusto Rodrigues da Silva e Alex Soares Ribeiro estão repintando o Santuário Senhor do Bonfim. Sônia Guimarães (Criar - Decoração Arte e Cultura), Elane Moreira e Teresinha Lage com apoio de Marcos Alexandre decoraram, no dia 21 de abril, o cruzeiro principal situado ao lado do santuário. A Viação Cipó, comandada por Otávio di Toledo irá gravar um programa especial sobre a festa para ser exibido na TV Alterosa e a cineasta Afra Sana estará registrando imagens para fazer um documentário.
(Textos e fotos publicados no Diário de Itabira, de 27/4/2014 - coluna Expressão de Roneijober Andrade)

Um comentário: