O Instituto Estrada Real também prestigiou a inauguração e fez matéria:
Data: 27.10.10
“Ipoema ganhou um atrativo turístico de nível internacional”, afirmou Fernando Janotti, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) após prestigiar a inauguração da escultura “O Destino” e da nova capela Senhor do Bonfim, no Morro Redondo, em Ipoema, no último sábado, 23 de outubro. O evento contou com a presença do prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, do presidente da Câmara, Neidson de Freitas, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raymundo Nonato, da artista plástica Vilma Nöel, autora do monumento “O Destino”, um anjo estilizado, de dez metros de altura. O diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Sanna, participou da solenidade.
As inaugurações foram marcadas com uma comitiva com quase cem cavaleiros, missa festiva celebrando a primeira Festa de Nossa Senhora do Rosário do Morro Redondo, com a participação de Guarda de Marujos e de shows com o grupo Músicas do Espinhaço e do cantor itabirano, Newton Baiandeira.
Segundo o fotógrafo, Roneijober Andrade, idealizador coordenador do projeto Abrace o Morro Redondo as obras de melhoria no local não irão parar. “Já começamos a construir a Confraria Arte e Sabor, um espaço para os moradores da região comercializarem seus produtos e souvenirs, além de cozinha e banheiros. Temos que fazer mais melhorias na trilha, dotá-la de sinalização interpretativa da paisagem e da natureza e terminar a marcação do Caminho de Santa Cruz, os 13 kms de Ipoema ao Morro Redondo, que estão ganhando 14 cruzeiros confeccionados com dormentes de linha férrea que também terão placas com informações turísticas, a exemplo dos marcos da Estrada Real”, informou Roneijober.
As obras da capela Senhor do Bonfim foram realizadas pela comunidade com apoio de diversas pessoas, entre elas, turistas e empresários. A escultura “O Destino” foi viabilizada com recursos da Lei Drummond de Incentivo a Cultura de Itabira e outros patrocinadores como a indústria de metal-mecânica Polikini. A artista plástica mineira Vilma Nöel, residente em Nova Iorque, doou para o Morro Redondo além da obra “O Destino”; uma imagem de Senhor do Bonfim, com três metros de altura, para o altar; um Espírito Santo; uma cruz e um globo que compõem a fachada de traços barrocos da capela.
Mais informações sobre esse projeto podem ser obtidas no blog http://abraceomorroredondo.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário