O artista plástico português, Lopes de Souza que é fundador e membro da Associação Cultural dos Artistas de Esgueira, e presidente do Núcleo Aveiro da Associação Nacional de Artistas Portugueses (ANAP) virá em breve ao Brasil e durante sua passagem por Ipoema para conhecer, principalmente, o Morro Redondo deverá pintar várias telas de paisagens itabiranas. A superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marília Ramos já garantiu um espaço para ele expor suas telas, em meados de março. O artista se comprometeu a doar uma porcentagem do trabalho a ser vendido para o projeto Abrace o Morro Redondo. Mesmo em Portugal, encantado com a beleza da região ele já fez duas pinturas do Santuário Senhor do Bonfim, situado no Morro Redondo. Veja imagem de uma delas acima.
LOPES DE SOUSA É UM EXEMPLO DE CORAGEM E DE LABUTA E É UM HOMEM QUE JÁ VIU ALGUM MUNDO PELAS SUAS VIAGENS EM QUE NAVEGA E POR ISSO MESMO AS SUAS TELAS ESTÃO CARREGADAS DE SENTIMENTALISMOS E DE AVANÇOS FUTURISTAS.
ResponderExcluirAS CACHOEIRAS,O CRISTO REI,E AS DIVERSAS PAISAGENS DE IPOEMA-ITABIRA-BRASIL FIZERAM QUE O NOSSO APONTAMENTO FOSSE BASTANTE POSITIVO PORQUE SE NOTA O BOM TRABALHO DE SEU AUTOR.
A ARTE SEGUNDO DIZEM NASCEU NUM CÉU E DEPOIS 0 HOMEM VIU O ANIMAL E DEPOIS MAIS TARDE NUMA CAVERNA O PINTOU COM UMA MISTURA DE BANHA E CINZAS...
LOPES DE SOUSA MERECE MAIS UM PRÉMIO A JUNTAR AOS QUE JÁ GANHOYU POR TRABALHAR NA LINHA DA SIMPLICIDADE MAS SERÁ NAQUELA LINHA QUE ILUMINA O UNIVERSO E QUE MUITAS PESSOAS TÊM QUE SER CAPAZES DE DAR REAL VALOR E DE DAR REAL ATENÇÃO AO QUE A ALMA DA TELA NOS FAZ SENTIR.
QUE CONTINUE BRILHANTEMENTE PORQUE OS SEUS QUADROS TAMBÉM TÊM RISO DE CAMÕES,GUERREIROS HENRIQUES.
CRISTINA HENRIQUES
ESCRITORA/CRITICA DE ARTES
19/2/2011