sábado, 30 de junho de 2012

Dona Emanuela nos braços do Senhor do Bonfim

Taciano e Emanuela quando a comunidade
recebeu a doação da imagem do Sr. do Bonfim,
doada pela escultora Vilma Nöel. Foto Roneijober
É com imenso pesar que comunico a morte de Emanuela Reis, esposa de Taciano de Castro, proprietários das terras do Morro Redondo. Aos 87 anos de vida, 70 anos só de casada, dona Emanuela fechou os olhos para esta vida no final da tarde de 28 de junho. Depois de dias internada, Nosso Senhor lhe deu um bonfim, ela faleceu lúcida e,sem grandes sofrimentos como merecia. Sempre sorridente, de voz serena, dona Emanuela cativava a todos, prova disso foi o grande número de pessoas que compareceram ao seu velório realizado na quadra esportiva de Ipoema e no enterro, momento de grande comoção.
Muito religiosa ela não se contentava apenas com a grande doação que foi deixar erguer no Morro Redondo o Santuário Senhor do Bonfim, também retirou dinheiro de suas poucas economias para doar as obras de revitalização do templo. "É pouco mas é de coração, vou arranjar mais para doar", disse ela certa vez quando me entregou R$100,00 para as obras. Guerreira teve 13 filhos, dos quais 11 estão vivos, netos passam de três dezenas e bisnetos e já chega a 40. Ela estava prestes a ganhar o primeiro tataraneto.
Emanuela e Taciano Festeiros de N. Sra. do
Rosário. Foto Roneijober  Andrade
No dia 16 de junho seria realizada uma missa especial no Morro Redondo para celebrar os 70 anos de casados de Emanuela e Taciano, que aconteceu em 13 de junho. Mas, devido a sua frágil saúde o evento foi cancelado.
Se por um lado a tristeza é grande com a partida de dona Emanuela, por outro é imensa a felicidade gerada pelos momentos compartilhados com ela. Um deles foi na inauguração das obras de revitalização do Santuário do Senhor do Bonfim e da escultura "O Destino". Depois de levar dois tombos dona Emanuela foi internada e ficou acamada por mais de 30 dias, muita gente pensou que ela não daria conta de ir no acontecimento onde seria a rainha da primeira Festa de Nossa Senhora do Rosário do Morro Redondo. Milagrosamente ela se recuperou dias antes do evento e subiu o morro para nos brindar com sua presença naquele dia histórico.
Que Deus dê consolo a todos os familiares e amigos, pois, dona Emanuela, eu sei está num lugar muito especial e vibrando positivamente por nós e pelo sucesso do projeto Abrace o Morro Redondo.
Eu, Roneijober Andrade com dona Emanuela. Foto: Luiz Rodrigo Cerqueira

Um comentário:

  1. André luís De Castro3 de julho de 2012 às 06:56

    Descanse em Paz vó Obrigado por tudo vai com deus a senhora estará pra sempre em nossos corações te amo

    ResponderExcluir