segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alunos de Turismo da UFMG no Morro Redondo

Universitários aprovaram o trabalho de desenvolvimento do Turismo no Morro Redondo
Alunos da disciplina de Turismo Rural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estiveram de
20 a 24 de junho fazendo uma visita técnica a Ipoema e também à comunidade de Serra dos Alves,
pertencente ao distrito de Senhora do Carmo. No segundo dia de trabalho, capitaneados pela professora Bruna Conti, os 23 alunos visitaram a cachoeira Alta, o alambique Estrela Real e o Morro Redondo. Na oportunidade, como idealizador e coordenador das obras de revitalização do Morro Redondo falei com os universitários de todo o trabalho desenvolvido pela comunidade para transformar este mirante natural em mais uma referência do turismo em Ipoema.
Um dos pontos que mais chamou a atenção dos alunos na palestra foi quando relatei a falta de apoio dos órgãos públicos, principalmente da Prefeitura de Itabira para o projeto Abrace o Morro Redondo. Foram vários questionamentos sobre este assunto inclusive da professora Bruna Conti. Em dois anos conseguimos realizar mais pelo Turismo em Ipoema do que a Prefeitura de Itabira em quatro anos de governo isso prova a incompetência do Executivo nesta área. Na ocasião falei com eles também que a transformação da Secretaria Municipal de Turismo num mero Departamento ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico no governo de Ronaldo Magalhães foi um retrocesso que precisa ser corrigido pelo próximo prefeito.

IMPRESSÕES
“O motivo de realização da visita técnica em Ipoema estava vinculado à vivência do turismo rural, mas o que nos saltou aos olhos foi, em um primeiro momento, a riqueza cultural do local e o trabalho de resgate e valorização de atividades do passado e do presente, que fortalecem a identidade do ipoemense. Essa característica de valorização do patrimônio material e imaterial do lugar, aliada à gentileza com que fomos recebidos, se traduz na satisfação de todos durante os dias da visita.
É fato que em nível de infraestrutura urbana e turística ainda podemos pensar em algumas estratégias de políticas públicas cabíveis. Além disso, o segmento de turismo rural ainda não foi incorporado como uma ação a ser desenvolvida no distrito, o que poderia trazer benefícios com relação ao fortalecimento da agricultura familiar, do artesanato e das atividades relacionadas ao campo de uma forma geral. Assim como o turismo cultural, já em fase de consolidação, o turismo rural também pode gerar consequências positivas para as pessoas que, a princípio, não fazem parte do trade turístico.
É sabido que os principais atrativos de Ipoema estão vinculados à natureza e que, portanto, o ecoturismo tenderia a ser o segmento mais procurado pelo turista em geral, mas o desenvolvimento do turismo cultural e do turismo rural poderia ser mais interessante no sentido de incluir os interesses da população local, com melhor distribuição dos benefícios advindos do fenômeno turístico.”
Bruna Conti - Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário