quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Raimundo e Francisca Jácome saúdam o Sr. do Bonfim

Dia de Festa do Senhor do Bonfim no Morro Redondo - Foto Roneijober Andrade
Tarde do domingo, 2 de setembro, céu azulíssimo, sol amenizado pelo vento que às vezes parece vir por todos os lados. No alto da montanha os tambores retumbam, o sino badala. É dia de Festa do Senhor do Bonfim no Morro Redondo. Maria Antônia, figura popular de Ipoema, não perde uma festa neste mirante natural, desde cedo já estava pronta a espera de uma carona. Até que aparece o ônibus da Congregação Nossa Senhora do Rosário, do Barreiro de Cima (BH) e ela sobe a serra para ver os dançantes das guardas de marujo e do congado, que são pura alegria.
Os festeiros: Francisca e Raimundo Jácome. Foto Roneijober

As moças da redondeza capricharam na roupa para ver Deus e também na maquiagem para ver os garotos. Os festeiros deste ano, Raimundo Coelho Jácome e Francisca Jácome acompanhados de suas filhas, genros e netos trabalhavam duro para servir comida farta aos dançantes e para fazer uma festa de beleza como é o Morro Redondo. O padre Marcelino, como sempre, transformava o sermão numa verdadeira boa aula de história. No final da missa festiva os agradecimentos pelas últimas novidades do Santuário Senhor do Bonfim: o órgão elétrico doado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia (BH) e da nova mesa do altar doada por Francisco Valuá.
Padre Marcelino: sermão cativante. Foto Roneijober

Depois das bençãos o morro é pura cantoria com o Congado de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro de Cima - BH) e com a Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário (Serra dos Linhares, Serra dos Alves e Boa Vista). E eu aprendiz de jardineiro, fotógrafo amador e apaixonado por montanha e cultura popular estava lá para registrar mais um ano desta tradição.

FESTA DE N. SRA. DO ROSÁRIO - Dia 14 de outubro, a partir das 13h30 o Morro Redondo ficará, novamente, cheio de fé, cor, música e alegria. Será realizada a 3ª Festa de Nossa Senhora do Rosário. Divulgue e programe-se para estar presente.
Congadeiros levantam a bandeira do Senhor do Bonfim. Foto Roneijober



Nenhum comentário:

Postar um comentário