terça-feira, 11 de outubro de 2011

Muitos festejos em honra de N. Sra. do Rosário

Passava pouco do meio do dia e o sino badalava no alto do Morro Redondo, enquanto os tambores das guardas de marujos rufavam na comunidade do Maná. Era o convite, e o aquecimento para a segunda Festa de Nossa Senhora do Rosário realizada no Santuário Senhor do Bonfim. Na casa dos reis festeiros Geraldo “Lilino” Gomes e Odete Gomes a comida era farta para os dançantes das duas Guardas de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, sendo uma da Água Fresca e a outra da região de Serra dos Alves.
O dia ensolarado contribuía para o espetáculo de cores, sons e fé neste cenário natural exuberante de Ipoema. A comemoração marcava um ano da entrega da revitalização do Santuário Senhor do Bonfim. Era também um tributo aos negros da região do Morro Redondo e a Maria Adelina, grande organizadora das festas em honra a Nossa Senhora do Rosário, em Ipoema.
Era quase 15 horas quando os reis festeiros, escoltados por cavaleiros e os grupos de marujos chegaram ao Morro Redondo, junto à imagem e a bandeira da Nossa Senhora do Rosário. O som do sino, mais uma vez, ecoava em tom festivo do alto da montanha. O padre José Marcelino Magalhães Filho estava visivelmente feliz com a casa cheia e a cantoria das guardas. Fotógrafos e cinegrafistas corriam de um canto para outro buscando os melhores ângulos para registrar o evento. A missa começou. No altar além dos festeiros, os reis perpétuos: Taciano de Castro e Manuela dos Reis. E os próximos reis: Aurora Paula Gomes e José Izidoro Gomes.
A emoção tomou conta da rainha, Odete que não conseguiu segurar a seqüência de lágrimas durante o ritual de troca das coroas. O ornato deixou sua cabeça e foi para o de sua mãe, Aurora. Geraldo Lilino era só sorriso na hora de passar a coroa para José Izidoro. Agora ficará nas mãos deles repetir em 2012 o brilhantismo desta festa.
A missa acabou e as guardas de marujos deixaram o interior do Santuário para começar a cantoria do lado de fora durante o levantamento da bandeira. O sol se pôs encerrando a última festa religiosa do ano, no Morro Redondo.
Matéria publicada originalmente na coluna Expressão, do Diário de Itabira, dia 9/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário