(Matéria publicada no Diário de Itabira, do dia 10 de maio de 2015, Coluna Expressão)
A Festa de Santa Cruz, do Morro Redondo, vem se firmando como uma das principais manifestações religiosas de Ipoema. Este ano, a celebração contou um público recorde. Fazendo o pesado percurso de Ipoema ao Morro Redondo, 13km com muita subida, foram contabilizados por funcionários do Parque Estadual Mata do Limoeiro, 344 caminhantes. Teve ainda cavaleiros, entre eles a Comitiva do Fama, ciclistas e centenas de pessoas que optaram por ir de carro ou moto.
A concentração dos peregrinos foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição onde os participantes foram abençoados pelo padre Wagner Brito. O religioso fez todo o percurso à pé parando nos cruzeiros que demarcam o caminho de Santa Cruz para rezar a Via Sacra, sempre acompanhado de cinco seminaristas e de Izolina Costa Ferreira. Entre os caminhantes personalidades como o prefeito, Damon Lázaro Sena e a secretária adjunta de Turismo do Estado de Minas Gerais, Silvana Nascimento.
Há caminhantes que merecem destaque como a monlevadense, Francisca Caldeira Pacheco, “Dona Chiquita”, que completa 85 anos em junho, ela venceu os 13 km deixando para trás as filhas. “"Vou seguir a vida, qual passarinho sempre a cantar, pelos caminhos vou me lembrando do pai que eu tenho para me amparar”. "Esta música que canto mostra os meus sentimentos ao participar da Caminhada de Santa Cruz. Foi minha primeira vez, uma renovação da minha fé. É uma festa muito bonita, cheia de Deus, de graça, de gente boa, pretendo voltar no ano que vem, se Deus quiser não vou mais perder esta caminhada”, informou Dona Chiquita.
A itabirana, Leda Del Caro que reside em Brasília veio pela quinta vez exclusivamente para participar da festa. Destaque também para o cantor barítono, Clóvis Contigo e o itabirano, Marcelo Procópio Rosa, o “Catatau”, que fizeram o caminho de ida e volta à pé. O evento também começa a atrair operadores de ecoturismo, pelo menos duas agências trouxeram seus clientes: Cristina Vaz e Marlon Fan Tour. “Foi realmente maravilhoso, agora vou participar todos os anos”, prometeu Cristina Vaz.
O festeiro Luiz Carlos de Souza não poupou esforço para melhorar a infra-estrutura da festa, entre as novidades a colocação de banheiros químicos em dois pontos do trajeto e a distribuição de água mineral. A família de Onelvino Coelho, mais uma vez, carinhosamente, abriu as portas da fazenda Cachoeira Alta para recepcionar os peregrinos, não faltaram o cafezinho e as deliciosas quitandas.
Os Passos de Santa Cruz, 13 cruzeiros instalados ao longo do caminho foi um espetáculo à parte cada um possui um padrinho que é responsável por sua decoração. Teresinha Bethônico, itabirana radicada em São Paulo, decorou o da biquinha situada dentro da Mata do Limoeiro, o local recebeu um tratamento paisagístico graças a uma parceria da Prefeitura, o Parque Estadual (IEF) e o grupo de voluntários Ipoema Ativa. Foi realizado um trabalho de recuperação da nascente, feito um chafariz e um calçamento de laje de pedras. Teresinha estava radiante de alegria, além de caprichar na decoração ainda distribuiu santinhos com a oração da sua Santa de Devoção.
Decoradores dos cruzeiros:
Passo 0 – Rua do Cruzeiro - Família Martins Soares e moradores
Passo 1 – Matriz N. Sra. Conceição – Aparecida Madureira
Passo 2 – Ponte do Bibi – Luis Francis
Passo 3 – Mirante Luiz de Breno - Márcia Teixeira
Passo 4 - Entrada da Extinta Fazenda Limoeiro - Joana D'Arc Rodrigues
Passo 5 - Chafariz da Nascente do Caminho de Santa Cruz - Teresinha Bethônico
Passo 0 – Rua do Cruzeiro - Família Martins Soares e moradores
Passo 1 – Matriz N. Sra. Conceição – Aparecida Madureira
Passo 2 – Ponte do Bibi – Luis Francis
Passo 3 – Mirante Luiz de Breno - Márcia Teixeira
Passo 4 - Entrada da Extinta Fazenda Limoeiro - Joana D'Arc Rodrigues
Passo 5 - Chafariz da Nascente do Caminho de Santa Cruz - Teresinha Bethônico
Passo 6 - Mirante do Parque Estadual Mata do Limoeiro - Família Silveira
Passo 7 - Bifurcação para o Macuco - Elane Moreira
Passo 8 - Fazenda Cachoeira Alta - Família de Onelvino Coelho
Passo 9 - Bifurcação para a Cachoeira Alta - Rosane Palha Montes
Passo 10 - Casa de Taciano de Castro - Marta Fonseca e família
Passo 11 - Bifurcação para o Maná - Marcílio Costa
Passo 12 - Portal do Morro Redondo. Isabel Vieira
Passo 13 - Ao lado do Santuário Senhor do Bonfim no Morro Redondo - Sônia Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário