segunda-feira, 1 de junho de 2015

Santa Cruz: Flores, cores e devoção

Tá caindo fulô, eheh/Tá caindo fulô, eh ah/Lá do céu, cai na terra, eh/Tá caindo fulô”

Com este verso do cancioneiro do folclore mineiro, entoados em uníssono pelos integrantes da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário e pelo Grupo de Batuque de Roda da Comunidade Quilombola do Barro Preto os fiéis foram convidados a entrar no Santuário Senhor do Bonfim, para a missa da Festa de Santa Cruz. Uma chuva de pétalas de flores jogadas de cima do templo surpreendeu e emocionou os fiéis. “Meus Deus é uma das coisas mais linda que já vi”, exclamou com lágrimas nos olhos a belorizontina, Clara Regina.
Tendo como tema “Santa Cruz: festa das flores, cores e devoção”, a manifestação católica atraiu público recorde este ano. O evento foi realizado, em 2 de maio, no Morro Redondo, em Ipoema, e foi prestigiado por mais de mil pessoas segundo estimativa do festeiro, Luiz Carlos de Souza. A festa começou com uma caminhada do distrito até este mirante natural situado a 1224 metros de altitude do nível do mar. O carismático padre, Wagner Brito foi responsável pela missa, ele teve de dividir o espaço do altar com os fiéis, pois, o Santuário foi pequeno para o público.
Além das apresentações folclóricas da Marujada e do Batuque de Roda o evento contou com apresentação da Orquestra de Cordas da Escola Livre de Música, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Durante a festa foram gravadas imagens para o documentário “Cruzes ao Vento”, da cineasta Afra Sana. O filme irá contar um pouco da história desta centenária manifestação religiosa de Ipoema.
A professora itabirana radicada em Brasília, Leda Del Caro Paiva há cinco anos vem a Ipoema prestigiar o evento, destacou a importância do filme. “Quero dizer que, realmente a festa foi linda. Aguardo o documentário, que será o registro do evento e a preservação da memória da celebração. No próximo ano, se Deus quiser, planejarei com antecedência para ficar mais tempo na cidade”, alegou. Quem também destacou a beleza da festa foi o editor da revista de turismo, “Caminhos Gerais”, Mário Carvalho Neto: “A Festa de Santa Cruz, do Morro Redondo, têm tudo para ganhar projeção nacional, isto é um fato mesmo, sem exagero”, afirmou.
SEGURANÇA - Para segurança dos fiéis o cume do Morro Redondo foi todo cercado, a trilha contemplativa situada na lateral esquerda foi melhorada e a antiga trilha que estava praticamente intransitável foi recuperada para servir de saída de emergência. Além disto, alguns voluntários do grupo Ipoema Ativa deram suporte aos visitantes orientado e auxiliando a acessar o Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário