terça-feira, 9 de junho de 2015

Arte e carinho nos Passos de Santa Cruz

Normalmente quem participa da caminhada da festa de Santa Cruz, realizada no primeiro final de
semana de maio, quer voltar. A alegria dos peregrinos é contagiante como também é a dos padrinhos que decoram os Passos de Santa Cruz, cruzeiros que demarcam o caminho de Ipoema ao Morro Redondo, onde é realizada a festa. Com cerca de quatro metros de altura os cruzeiros foram confeccionados com dormentes de linha férrea. Para criá-los busquei inspiração na cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, após o descobrimento.São 14 os cruzeiros sendo um maior situado ao lado do Santuário Senhor do Bonfim, no Morro Redondo. Muitos dos participantes da caminhada desconhecem que o primeiro Passo não é o situado ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e sim, um colocado estrategicamente para resgatar uma tradição, na rua José Antônio Coelho. No passado recente esta via também possuía este símbolo do cristianismo, em frente à casa de Expedito, e por isto, ela é mais conhecida até hoje como “rua do Cruzeiro”. Depois de vários anos sem o cruzeiro a comunidade recebeu de braços abertos, o Passo, entre eles Milton Teixeira Campos, o popular "Melão", dona Vitalina Fagundes. Eles plantaram grama e flores ao redor do cruzeiro e todos os anos ele também é enfeitado pela família Martins Soares com ajuda de outros moradores.
Este ano o tema da festa foi “Santa Cruz: Festa das Flores, Cores e Devoção”, sugerindo aos padrinhos dos Passos decorar os cruzeiros com flores das cores de seus Santos de devoção. Teresinha Bethônico, itabirana radicada em São Paulo, é estreante na missão de madrinha de um dos Passos, o de sexto, situado no chafariz dentro da Mata do Limoeiro. Em janeiro ela já estava enviando mensagens via rede social: “Muito empolgada com a festa. Só penso nisso rsrsrs”, alegou em janeiro. “Adorando preparar a decoração da minha Cruz! Atualmente, só sei pensar na Cruz, rsrs”, disse numa das mensagens. “Minha Cruz está ficando tão linda que até emocionei. Estou amando participar tão intensamente”, informou noutra.
O 12º Passo, encrustado na bifurcação para o Maná é apadrinhado há três anos pelo belorizontino, Marcílio Costa que homenageou os Santos Juninos: São João, São Pedro e Santo Antônio. “busquei inspiração no tema Junino, uma vez que existem tantos devotos e como a alegria é remetida com clareza nesta festa... o folclore, as tradições caipiras, etc...” justificou. “Amo fazer esta decoração, todo 1º de maio, levanto às quatro da manhã, saio de Belo Horizonte, chego as seis em Ipoema abraçado pela brisa fria deste distrito, assim, minha inspiração e adrenalina ficam em evidência. Às dez horas, a cruz está decorada, então, subo o Morro Redondo e contemplo sua beleza e agradeço a Deus, por mais uma festa que participo e a população de Ipoema pela confiança e carinho”.
Segundo a tradição de Santa Cruz os voluntários têm de fazer este trabalho durante sete anos seguidos, Sônia Guimarães, já cumpriu, mas, não largou o ofício. Sempre auxiliada pelas amigas Terezinha Linhares e Elane Moreira eles decoraram o cruzeiro principal com flores multicoloridas em homenagem a todos os Santos. (Publicado no Diário de Itabira, de 24 de maio de 2015)
Foto: Daniel Galhardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário