sexta-feira, 5 de junho de 2015

Festa de Santa Cruz, em Ipoema, vai virar documentário

O projeto foi idealizado com o intuito de mostrar a importância de um povo que preserva suas tradições e crenças

Tatiana Santos - Site Defato Online

AFRA SANA
Festa de Santa Cruz despertou em cineastra a vontade de produzir um documentário
As belezas naturais e as tradições culturais de Ipoema, distrito de Itabira, vão virar filme. O curta-metragem “Cruzes ao Vento”, dirigido pela diretora Afra Sana, natural de São Sebastião do Rio Preto, foca a histórica peregrinação da festa de Santa Cruz, em Morro Redondo, que reúne centenas de fiéis de várias cidades e estados em um percurso de mais de 13 km há mais de 100 anos.

O projeto foi idealizado com o intuito de mostrar a importância de um povo que preserva suas tradições e crenças. “Cruzes ao Vento” reúne depoimentos e participação de pessoas da comunidade, além de organizadores da festa, turistas e colaboradores.

Todo o filme se passa em Ipoema e resgata a história da tradicional Festa de Santa Cruz, sua origem, as graças alcançadas pelos peregrinos e as histórias contadas de geração em geração. “Mostramos a importância de preservar a cultura de um povo que valoriza a sua história, para que ela não se perca com o tempo”, diz Afra.

A diretora conta que o trabalho surgiu após uma conversa com o fotógrafo Roneijober Andrade sobre religiosidade, tradições e crenças. “Como também sou de uma cidadezinha do tamanho deste distrito, onde também acontecem tradicionais festas, fiquei curiosa em saber mais sobre o assunto”, relata.

As filmagens começaram no ano passado, de maneira experimental, e terminaram no dia 3 de maio deste ano. “Cruzes ao Vento” deve ser lançado ainda em 2015, com estreia em Ipoema, Itabira e Belo Horizonte. Os organizadores pretendem também inserir o curta-metragem em festivais de cinema do Brasil e do exterior. Os apoiadores são: Transportes Cisne, pousada Tropeiro Real e Hotel Quadrado; restaurantes Fazendinha, Casa Sabor Real e Canto de Minas; e Museu do Tropeiro.
A diretora

Nascida em São Sebastião do Rio Preto, Afra Sana atualmente mora em Belo Horizonte. Sempre participa de eventos no distrito, como a Festa do Museu do Tropeiro, Rodas de Viola e cavalgadas. Também integrou o projeto Expedição Ronsarão, da Estrada Real, com os fotógrafos Roneijober e Sergio Mourão, além do jornalista José Sana.

Afra é formada em Relações Públicas pela Newton Paiva, em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH) e em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Durante sua carreira, já participou de vários documentários e filmes de ficção, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Um comentário:

  1. Tenho certeza que será um sucesso e com este documentário Ipoema cairá cada vez mais na graça de muitos turistas. É impossível não se render aos encantos deste lugar.Parabéns a todos que de uma forma ou de outra vieram a contribuir para a realização do projeto.

    ResponderExcluir