quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Festejos para o Senhor do Bonfim no Morro Redondo

Domingo, o sol brilha no céu azul o batido do tambor ecoa do alto da montanha. A data: 4 de setembro, e a comunidade do Morro Redondo celebra o Dia do Senhor do Bonfim. A cantoria do Congado de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Barreiro de Cima (Belo Horizonte) e da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, da Serra dos Alves (Senhora do Carmo) é que dita o tom festivo da tarde. Comida farta para os dançantes tudo preparado com carinho pelos festeiros Francisco Geraldo Valuá e Marta Jacomé, com ajuda de vários voluntários. Ainda há correria para fazer a ação entre amigos de um bezerro doado pela Fazenda Taquaraçu, de Afonso Celso Lage.
Encantados com a beleza do lugar estão turistas como a atriz Glauce Guima e o ator e diretor de cinema carioca, Camilo Bevilacqua, que filmou toda a festa e integrantes da Sociedade São Vicente de Paula (SSVP), da Conferência São Francisco Xavier, da região do Barreiro (BH). A itabirana, Cássia Menezes postou até um comentário no Facebook: "estou encantada com Ipoema, além do enorme potencial turístico o povo está preparado para receber o turista... Não conhecia o Morro Redondo e foi ótimo. Quem não conhece tem de conhecer", afirmou. O guia de turista de Bom Jesus do Amparo, Fernando Gonçalves também usou esta rede social na internet para divulgar sua presença na festa postando mais de 50 fotos.
O santuário é pequeno para tantos fiéis, as crianças são convidadas a se assentarem no degrau do altar, a missa é celebrada com muita música, batendo na mesa é o próprio padre José Marcelino Magalhães Filho incentiva os dançantes a fazerem a marcação das canções em seus tambores. Na hora da homilia até um espaço para Marcelino dar uma aula de história sobre a origem e a diferença entre Congado, Marujada, Caboclos entre outra manifestações de cultura e fé. A celebração é encerrada e novamente a cantoria e a dança toma conta do Morro Redondo desta vez para o levantamento da bandeira de Senhor do Bonfim. Entre o público é um regozijo só principalmente por saber que em 1º de outubro, às 15 horas, têm mais festividades no Morro Redondo, desta vez, para saudar a Nossa Senhora do Rosário.



Um comentário:

  1. opa! adorei participar de mais uma festa no morro redondo. gostei do cometarios da minha publicaçao. quem quiser ver as fotos que fiz segue o link. http://www.facebook.com/fernandoo.goncalves?ref=tn_tnmn#!/media/set/?set=a.229373837110388.47674.100001133196410&type=3

    abraços
    fernando gonçalves, guis de turismo de bom jesus do amparo-mg

    ResponderExcluir