segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Músicas do Espinhaço no Morro Redondo 2011

Algumas bandas sonham tocar em grandes estádios, outras almejam festivais internacionais. Para o Músicas do Espinhaço a realização é se apresentar nos locais naturais que inspiram suas canções. No próximo dia 24 de setembro o grupo realiza, mais uma vez, este sonho no mirante natural do Morro Redondo, em Ipoema (Itabira). O show se inicia às 16 horas neste monumento natural da Serra do Espinhaço. Durante pouco mais de 1 hora e 30 minutos o repertório do novo disco “Jardim do Mundo” se somará a outras músicas do disco anterior num espetáculo onde a luz e a cenografia serão a esplêndida paisagem do local e o sol do entardecer.
A idéia surgiu em parceria com o fotógrafo Roneijober Andrade, que é o idealizador do projeto “Abrace o Morro Redondo” e lidera os trabalhos da transformação do local em um atrativo turístico sustentável. O objetivo é transformar o “Músicas do Espinhaço no Morro Redondo” em um evento anual do calendário da região.
“Elegemos o Morro Redondo como um marco inicial do nosso trabalho. Tudo o que fazemos lá é de maneira voluntária como forma de estimular as ações de preservação e sustentabilidade no Espinhaço” revela Bernardo Puhler, fundador e principal compositor do grupo.
O projeto Músicas do Espinhaço e de Outras Naturezas traz composições inspiradas nas paisagens e nos aspectos culturais da Serra do Espinhaço, maciço montanhoso que nasce em Ouro Branco na região central de Minas e termina no norte da Bahia, contemplando destinos famosos como a Serra do Cipó, Diamantina e a Chapada Diamantina. Além do cancioneiro com elementos da música regional, do clube da esquina e do jazz, o trabalho se caracteriza pela recorrente interação com a imagem, seja por meio de vídeos ou de fotografias. Três dos cinco integrantes, aliás, são fotógrafos.
Outra peculiaridade do projeto é a forte conotação ambiental, que estimulou a criação de ações para a preservação das montanhas do Brasil. O projeto Portal Serra do Espinhaço (www.serradoespinhaco.com.br), que reúne ONGs, voluntários e comercializa produtos ecológicos, germinou de idéias lançadas pelo grupo. Além disso, parte do lucro obtido na venda do cd anterior foi investida na construção de uma casa no próprio Morro Redondo (Ipoema). O espaço será utilizado pela comunidade local para venda de artesanato e produtos típicos. Das 1.000 unidades produzidas, mais de 600 foram doadas para a geração de recursos em outros projetos de preservação ao longo das localidades da cordilheira.
O Músicas do Espinhaço é formado por Bernardo Puhler (voz, violão, piano e flauta transversal), Eloy D’Paula (contrabaixo acústico e baixo elétrico), Gustavo Campos (percussão), Matheus Félix (violino e bandolim) e Rafael Furst (violoncelo, violão e bateria). O show no Morro Redondo contará com a participação do percussionista Mateus Bahiense. A entrada no evento é gratuita.
Para mais informações ou para baixar gratuitamente as músicas do novo CD, inclusive a feita para o Morro Redondo acesse www.musicasdoespinhaco.com.br,  ou envie um email para contato@serradoespinhaco.com.br

Um comentário:

  1. Uma pena que tenho que tocar se naum estaria garrado neste espetáculo tb ...
    abrss bom show...

    ResponderExcluir