No próximo sábado, 1º de outubro, a partir das 14h30 o Morro Redondo estará em festa em glória a Nossa Senhora do Rosário. Na ocasião, o Santuário Senhor do Bonfim estará recebendo a imagem da santa doada pela historiadora Stael Azevedo e seu marido Valério Adélio, responsáveis pela criação desta festa no Morro Redondo. Os reis festeiros deste ano são: Geraldo (Lilino) Gomes e Odete Gomes e os reis mor: Taciano de Castro e Manuela dos Reis.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário, do Morro Redondo foi criada com intuito de marcar a data de entrega da revitalização do Santuário Senhor do Bonfim e para valorizar a grande presença do negro na região já que estes festejos no Brasil são ligados aos grupos de africanos e seus descendentes. Entre as antigas famílias de negros que residiam no entorno do Morro Redondo está uma família de ferreiros: os "Quelementes" (Clementes). Também merece destaque uma localidade próxima ao Morro Redondo, vizinha ao Maná, chamada de Quilombo.
O dia festivo contará com procissão de cavaleiros saindo da casa dos reis, duas Guardas de Marujos de Nossa Senhora da Conceição, a da Serra dos Alves e a do bairro Água Fresca (Itabira), procissão, missa, ritual de troca das coroas e barraquinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário