quinta-feira, 17 de março de 2011

A arte de Lopes de Sousa no Centro Cultural

O próximo ano será marcado pelo intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal. Aqui, 2012 será o Ano de Portugal e lá o Ano do Brasil. Itabira já dá uma prévia desta integração ao abrir, na próxima terça-feira, às 19 horas, no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade a exposição de pinturas do artista plástico português, Lopes de Sousa. Por sugestão da superintendente da Fundação Cultural, Marília Ramos, a mostra será uma homenagem a este intercâmbio e foi batizada de “Prelúdio – Paisagens itabiranas sob um olhar português”. Cachoeiras, paisagens das serras, igrejas, casarios compõem o acervo das mais de 50 obras, algumas no estilo figurativo e outras contemporâneas, feitas com técnicas desenvolvidas por Lopes de Sousa que estarão expostas até dia 13 de abril. Parte da renda da comercialização dos quadros será destinada ao projeto Abrace o Morro Redondo. Local que encantou Lopes de Sousa e o motivou a vir ao Brasil conhecer o município de Itabira.

O artista chegou a Ipoema na madrugada do dia 28 de fevereiro, e desde então tem se dedicado a pintar com tinta acrílica as paisagens da zona rural e urbana de Itabira. Ele decidiu vir conhecer o município depois que navegou no blog do projeto Abrace o Morro Redondo. Apesar de visitar o Morro Redondo num dia nublado, com parte da paisagem encoberta pela neblina, Lopes de Sousa ainda estava na metade da trilha deste mirante natural, mas, não cansava de repetir “estou num santuário...”, enquanto fotografa aquele cenário. Ele já declara seu amor ao distrito itabirano. “Fui a internet pesquisei Ipoema, vi as paisagens que me agradou muito, vi logo que isto é um paraíso. É único, eu adoro pintar estas paisagens daqui de Ipoema, muito bonito mesmo, estou a ficar apaixonado por esta terra. Não sei se um dia virei prá cá morar até, nunca se sabe. Fui lá em cima ao morro (Redondo) encantou-me aquela paisagem deslumbrante, parecia um glaciário com aquelas neblinas lá pra cima dos montes, fantástico mesmo, coisa bonita mesmo, é um paraíso do Brasil é pena que muita gente não conhece este local para virem visitar, vale à pena”, alegou. Veja o vídeo.

3 comentários:

  1. que lindo! adorei muito suas pinturas.

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Amigo Carlos Lopes de Sousa.
    A tua descrição e paixão por essa belíssima terra me fez apaixonar tambem.
    Da proxima vez posso ir contigo?
    Uma abraço.
    José Martins Pereira

    ResponderExcluir
  3. O quadro esta muito bonito bjsss

    ResponderExcluir