quinta-feira, 31 de março de 2011

Sino do Santuário já está pronto

Para abrilhantar a Festa de Santa Cruz, em 7 de maio, o som de um sino artesanal ecoará do alto do Morro Redondo. Estive em São João Del-Rei, nos dias 23 e 24 de março, acompanhando a fundição do sino do Santuário Senhor do Bonfim. No Brasil só existem quatro fundições que trabalham pelo processo antigo, artesanal, sendo uma no sul do país, uma em São Paulo, uma em Uberaba e a de São João Del-Rei. A peça que custou R$5.100,00 foi doada pelas famílias Pontes e Padovezi, que terão seus nomes gravados na história de Ipoema. O sino possui também o nome do templo, o do distrito, a data e o meu. Quanto constar meu nome foi uma exigência de Antônio Padovezi, informei-lhe que não precisava mas ele alegou: "é uma exigência para fazer a doação".
Optamos por fazer o sino em São João Del-Rei pela história já que ela é considerada a cidade dos sinos, além disso, a parte de suporte (castelo) é feito de madeira no modelo colonial, o que valorizará ainda mais o Santuário. O sineiro responsável pela fundição é José Edivaldo Ribeiro da Silva ele se orgulha de trabalhar dentro de um esquema totalmente artesanal. Funde, no cadinho, as ligas de cobre, estanho e níquel, para obter o bronze, molda a peça numa caixa enterrada no chão, retira as rebarbas e faz os arremates com suas ferramentas. A produção de um sino está bem próxima de uma gestação. “É como um filho, a gente fica curioso para ver a cara, saber se está perfeito”, explica Edivaldo, lembrando que nem sempre o processo dá certo. Juntamente com Edivaldo seus filhos Cleiton Miranda e Carlo Miranda dedicam a este ofício milenar.
O PROCESSO

1- Moldagem da forma com areia branca, silicato e CO2. Neste processo é colocado os dizeres e desenhos tudo tem que ser espelhado

2 - Pintura especial na forma para facilitar o desmolde

3 - Preparação da liga: 79% de cobre - 18,55 de estanho - 0,5% de níquel

4 - Num cadinho, derrete as ligas

6 - Nesta etapa, é preciso colocar o molde de CO2 com a forma de alumínio dentro de uma caixa, que fica enterrada e chega a hora de fazer o “vazamento”.

7 - Funde o badalo com uma liga mais leve para que ele não danifique o sino.

8 - Faz o acabamento no sino e no badalo

9 - Faz o castelo de madeira, que dá sustentação à peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário