quarta-feira, 30 de março de 2011

Super lua cheia no Morro Redondo

Acompanhado do artista plástico Lopes de Sousa fui ver a super lua cheia, em 19 de março, no Morro Redondo. Nesta data, a lua atingiu sua posição mais próxima da Terra, conhecida como perigeu – algo que só acontece a cada 18 anos. O resultado é que, ao nascer no Leste, nosso satélite natural estava maior e mais brilhante do que o normal. A lua cheia varia de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (chamado perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para um observador no planeta, a lua, no perigeu, fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu.
No dia 19 de março, a lua estava em seu perigeu máximo – 356.577 km de distância. A proximidade é beneficiada por outra coincidência: para a maior parte do ocidente, ela surgiu no horizonte menos de uma hora após o perigeu. Esse fenômeno aconteceu pela última vez em março de 1993.
É lógico que fizemos vários registros fotógraficos naquela clara noite e a visita inspirou Lopes de Sousa a pintar um quadro que poderá ser conferido na exposição no Museu do Tropeiro.
Publicar postagem

Um comentário:

  1. Grande Ronei,
    Cara que inveja de vocês, poder estar num lugar tão fantástico como Morro Redondo num momento como esse. Você é um cara privilegiado!
    Abraços
    Marco
    Flickr/marco_rodrigues

    ResponderExcluir