sábado, 12 de março de 2011

Lopes de Sousa: artista português que fará exposição de obras em Itabira já está em Ipoema

Por José Sana

Lopes de Sousa há uma semana visita a paisagem natural rural das redondezas itabiranas, confessa seu encantamento pela beleza e a retrata diariamente em telas
Está há uma semana em Ipoema o artista plástico português Lopes de Sousa, aguardando ordens da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade para abrir a sua exposição no seu espaço do Centro Cultural. Quem coordena a sua mostra de arte é o fotógrafo e empresário Roneijober Andrade. Ronei tem encontro com a superintendente da FCCDA, Marília de Souza Ramos, na próxima segunda-feira, dia 14 de março. O objetivo da reunião é definir data da mostra de obras do artista português.
Quem é Lopes Sousa? Artista plástico renomado, Lopes de Sousa trabalha com pintura na tela. Em uma semana de visita a Ipoema e arredores, ele já produziu dezenas de peças. “Uma peça por hora” disse ele que produz. Os seus pontos fortes são as paisagens naturais, ainda intocadas ou pouco tocadas pela mão humana. Em conversa com a reportagem, Lopes de Sousa mostrou o seu encantamento por Morro Redondo entre outras “obras naturais” que tem visto.
O artista é fundador e membro da Associação Cultural dos Artistas de Esgueira e presidente do Núcleo Aveiro da Associação Nacional de Artistas Portugueses (ANAP). Aos 61 anos, é retratado por vários militantes das artes portuguesas e conhecido em toda a Europa como uma personalidade de qualidades peculiares ou especiais.
Além de viajar por conta própria, ao Brasil, ele irá doar uma porcentagem do trabalho a ser vendido durante a exposição para o projeto Abrace o Morro Redondo.
LOPES DE SOUSA
Na opinião de Manuel Ferreira Rodrigues, professor de Belas Artes em universidades de Portugal, “Lopes de Sousa é autor de uma rica paleta de cores, tons e formas; de uma paleta de afetos, memórias e sonhos”. Para ele, mesmo tendo o artista nascido em Aveiro, “a sua pintura não se encerra na estreiteza dogmática de um qualquer discurso regionalista, porque está matricalmente marcada por uma profundidade humana”.
Manuel Cunha, outro profissional português licenciado em Belas Artes, disse sobre ele: “Lopes de Sousa criou a sua própria linguagem de comunicação visual sem hipotecar a sua identidade a uma qualquer corrente estética de cedências a valores fáceis. Libertando-se de enquistamentos em torres de marfim, trilhou um caminho independente, encontrando seu espaço onde agora cabe o fruto de seu eutusiasmante trabalho”.
O jornalista Brissos da Fonseca afirma que a obra de Lopes de Sousa “é para além dos aspectos técnico-artísticos solidariedade humana, caracterizando-se pela sobriedade, firmeza de traço, harmonia das cores, obedecendo a padrões clássicos, mas de um estilo próprio, em que sobressai uma singular junção de criatividade e imaginação”.

Fonte: www.defatoonline.com.br

2 comentários:

  1. oi! quero registrar aqui, a minha satisfaçao ao ler a materia da locuna do roneijober no jornal diario de itabira do dia:20/03/11, falando do artista lopes de sousa. fico feliz em saber dos otimos resultados desse brilhante projeto que é o abrace o morro redondo. mais sucesso ainda. ja aguardo o proximo jornal!!!! abraço. fernando gonçalves, guia de turismo, bom jesus do amparo, ferghuma@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Passeando em Ipoema tive o prazer de conhecer o artista Lopes de Sousa, suas obras são lindíssimas e sua simplicidade me cativou. Abraços amigo!

    ResponderExcluir