quarta-feira, 28 de julho de 2010

Site www.defatoonline.com.br destaca projeto

Vilma Nöel visita o distrito e prepara instalação de O Destino em Morro Redondo
28/07/2010 08H21
Artista internacional reuniu-se também com diretor da Polikini e novidade está anunciada: aniversário de Itabira terá inauguração das obras da Capela do Senhor do Bonfim
JOSÉ SANA
Não são poucos os turistas e mesmo moradores de Ipoema ou de Itabira que querem saber o que significa O Destino, uma escultura que será implantada em frente à Capela do Senhor do Bonfim, que se encontra em fase de revitalização, na localidade de Morro Redondo. Em breve, quem desejar ir a Ipoema (42 km de Itabira e 80 de Belo Horizonte), terá que viajar apenas mais 12 km para ver a novidade que está sendo preparada dentro da bela paisagem rural.
Nesta terça-feira, 27 de julho, a artista internacional Vilma Nöel, nascida em Diamantina, que teve a infância vivida em Dionísio — onde deixou na praça principal da cidade uma estátua do Padroeiro, São Sebastião —, que tem três endereços (Nova York, Rio de Janeiro e Coronel Fabriciano), esteve em visita técnica ao Morro Redondo, localidade da velha Aliança, onde acertou os últimos detalhes para a instalação de sua obra doada ao povo ipoemense e itabirano.
Os detalhes da nova etapa foram ultimados na Polikini, no Distrito Industrial, onde se reuniu com o diretor da empresa, José Ronaldo Lage da Silva. A empresa vai doar a estrutura para nela ser incrustada O Destino, de 8,5 metros de altura, um anjo de braços abertos, convite a quem vai buscar as bênçãos do Senhor do Bonfim. Ela não é apenas uma das doaçõeo de Vilma Noel — outras estão lá, a imagem do Senhor do Bonfim, dentro do templo e o Divino Espírito Santo, na fachada, mas também ideia dela, plenamente aceita pela comissão que dirige a obra.
Segundo o blog Abrace o Morro Redondo (http://abraceomorroredondo.blogspot.com/), o local em que a obra será afixada não está, ainda, definido. “Os seguidores deste blog e demais interessados podem ajudar a escolher”, sugere a página da internet. E cita as alternativas que podem ser adotadas:
— Opção 1, na entrada do Morro Redondo logo após ao portal de pedra, no local hoje existe um dos cruzeiros do caminho de Santa Cruz, que seria relocado.
— Opção 2, no topo do Morro Redondo onde existe o cruzeiro velho, que está todo podre.
VISITA TÉCNICA
Vilma Nöel visitou Itabira acompanhada do também artista plástico Dante Croce e do seu irmão e assessor José Neto. Foi trazida por ela, de sua residência na região, Coronel Fabriciano, onde se encontra, já pronta, a escultura principal, uma maquete da inspiração de Vilma Nöel, preparada pela artista para facilitar os detalhes finais de sua colocação.
Depois a visita ao local, sempre em companhia de Roneijober Andrade e de sua equipe de trabalho que trouxe de Coronel Fabriciano, Vilma falou com o diretor José Ronaldo Lage da Silva, da Polikini, empresa que funciona no Distrito Industrial de Itabira. A colaboração da Polikini está definida: ela vai arcar com a estrutura metálica que será afixada numa estrutura de granito.
A obra da Capela do Senhor do Bonfim tem à frente a liderança religiosa do padre Luciano Simões, que acumula a administração da Paróquia de Ipoema e da Catedral de Itabira. Roneijober Andrade é o seu aliado número um. Ele destaca a comunidade ipoemense, amigos de Itabira, empresas mineiras e, principalmente, turistas que visitam o distrito como os principais colaboradores da restauração. E a artista Vilma Nöel, que tem obras espalhadas em dezenas de países, pode, segundo Roneijober, ser considerada como a principal doadora da nova atração turística ipoemense, o Morro Redondo.
Está sendo planejada a inauguração (ou reinauguração) da capela durante o transcurso da Semana da Comunidade, em outubro. Para completar o conjunto de obras, ficará faltando, segundo os membros da comissão de trabalho, apenas a sinalização do Caminho de Santa Cruz.

CONJUNTO DA OBRA
Parte da confecção da escultura está sendo possível, além da participação da artista autora, Vima Nöel, com recursos da Lei Drummond, que tem como gerenciadora a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e como empresa que participa diretamente com recursos a Transporte Cisne Ltda.
No conjunto das ações, a comissão organizadora cita a Administração Distrital de Ipoema, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Itabira como agentes parceiros, "sem os quais seria impossível a mobilização comunitária", de acordo com Roneijober Andrade. Ele cita, ainda e especialmente, o empenho do prefeito João Izael Querino Coelho e, da Vale.
Executivos de empresas itabiranas, isoladamente, como pessoas físicas ou usando o nome de pessoa jurídica, são outros parceiros do empreendimento. No blog Abrace o Morro Redondo, estão especificados todos os participantes da novidade do momento em Ipoema.
Outra proposta de Roneijober Andrade é de construir um "deck" no pé do Cruzeiro para pequenas apresentações culturais. Ao redor da capela, com o objetivo de dar conforto aos visitantes e renda para quem trabalha na região, uma área montada para comercialização de alimentos e de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário