domingo, 11 de julho de 2010

Vilma Nöel receberá Medalha do Minério

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabira, Neidson Dias Freitas, apresentou e foi aprovado, na reunião do dia 6 de julho, um Projeto de Resolução concedendo a Medalha do Minério a artista plástica, Vilma Nöel. A honraria será entregue no mês de outubro, dentro das comemorações do aniversário de Itabira. Quando conheceu o projeto turístico para o Morro Redondo, Neidson logo apoiou reconhecendo a importância da valorização deste atrativo natural e cultural. Ele doou recursos para a obra da capela e anunciou que iria conceder a homenagem a Vilma Nöel, em reconhecimento pela contribuição dela com a cultura de Ipoema e de Itabira.

Vilma Nöel - “Minha arte é a extensão de meu espírito, somos um só”
Vilma Nöel Engel nasceu em Diamantina, mas cresceu em Dionísio, onde desde pequena mostrou sua vocação para a arte. Formada pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro suas obras: esculturas em bronze e pinturas estão espalhadas pelo mundo principalmente nos países onde residiu: Brasil, Alemanha, Suíça, África, França e Estados Unidos. Ela é cidadã Honorária da Zâmbia, lá, a ilustração de sua escultura: “Mãe África” foi utilizada como selo postal em comemoração aos 26 de independência do país. Executou trabalhos de grande importância para lugares públicos como a escultura de Juscelino Kubitscheck, do Parque JK, em Belo Horizonte; o monumento “Sinergia”, em Timóteo, “Millenium – Pirâmide do progresso”, em Ipatinga, Índia Araris, Conservatória (RJ) e dez esculturas no jardim público “Loretta in Garden”, em Berlim na Alemanha, entre outros. Vilma Nöel já participou de inúmeras exposições e recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior como na: Itália, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, África, Estados Unidos, e Rússia.
Atualmente ela vive “dividida” entre o Brasil e os Estados Unidos, mantendo casa e ateliê em Nova Iorque, Rio de Janeiro e Coronel Fabriciano. Ao saber do projeto turístico, idealizado por seu amigo fotógrafo, Roneijober Andrade em prol do Morro Redondo, em Ipoema, Vilma Nöel abraçou a causa e criou e doou duas esculturas que ornam a nova capela do local: um Senhor do Bonfim, com 2,90 metros de altura, para o altar e um Espírito Santo que compõem a fachada do templo além de fazer uma cruz e uma bola que compõem a arquitetura. A artista também assina outra importante obra, que é sem dúvida um novo cartão postal do distrito itabirano, o monumento “O Destino”, um anjo estilizado com cerca de sete metros de altura que também ficará no Morro Redondo. Esta obra está sendo realizada com recursos da Lei Drummond e de outros apoiadores. Vale destacar que para viabilizar o projeto, essa escultura em pó de granito e ferro, está sendo feita por ¼ do valor que a artista cobra por uma obra deste porte. Assim Vima Nöel cumpre o sua ideologia: “Para mim, o ideal de um artista seria que suas obras não ficassem limitadas a usufruto de uma classe privilegiada, mas, que tivesse também, integradas no espaço urbano como uma construção comunitária”.

Um comentário:

  1. vilma,

    Na "Arte" existe magia quando se tem imaginação e inspiração. Seu amor somado ao seu talento multiplica o brilho nos olhares de quem a aprecia. O resultado é sempre o fruto do seu trabalho e em cada canto do mundo, você semeia sua semente que floresce em cada cidadão.

    http://www.youtube.com/watch?v=YZc1QnzzAvY

    ResponderExcluir