domingo, 15 de maio de 2011

Santa Cruz: uma festa de cores em Ipoema – Parte I

Matéria publicada no Diário de Itabira, dia 15 de maio, na coluna Expressão.
A história religiosa do Morro Redondo começou com a peregrinação ao local no dia de Santa Cruz para os fiéis orarem no pé do cruzeiro cuidado por Sá Chiquinha. Mesmo antes de este mirante natural ter uma capela. Há três anos, um grupo de moradores de Ipoema, juntamente com o padre Luciano Simões, resgatou essa tradição e, a cada ano, o Morro Redondo se enche de mais cores em tributo a Santa Cruz. A festa foi realizada em 7 de maio, e marcada pela demarcação do trajeto e pela instalação do sino no campanário do Santuário Senhor do Bonfim.
Com a demarcação do caminho que liga Ipoema ao Morro Redondo foi criada a rota religiosa denominada Caminho de Santa Cruz. Os trabalhos estão sendo realizados numa ação em conjunta da Prefeitura, Vale e comunidade. São 14 cruzeiros, denominados de Passos, dormentes de linha férrea doados pela Vale foram reciclados para criar as peças. A Prefeitura de Itabira cuidou da confecção e da instalação de cada um cruzeiro que possui quatro metros de altura. A comunidade será a responsável por patrocinar as placas que serão incrustadas neles, com informações culturais, ecológicas e turísticas.
Para comemorar a festa de Santa Cruz artistas trabalharam de voluntários na decoração dos Passos do Caminho de Santa Cruz: Juliana Chagas, Meire Alice, Aparecida Madureira, Elane Moreira, Izabel Vieira, Vera Lúcia Jacomé, Acir Apolinário.
No dia da festa, as 7h30, após as bênçãos do padre Marcelino Magalhães um grupo de fiéis manteve a tradição da peregrinação. No início, a cerração encobria a paisagem, mas isso, não tirou o ânimo de crianças, jovens, adultos e idosos que percorreram os 13 kms repletos de belezas naturais como a Mata do Limoeiro, as cachoeiras Alta e do Morro Redondo.

OFERENDAS E CORREDOR: Vale destacar o carinho da família de Taciano de Castro e Manuela dos Reis que colocaram no pé do cruzeiro situado em sua propriedade garrafas com sucos e água para os  peregrinos. Também a presença do atleta Wendel Cruz que fez todo percurso correndo.

Um comentário:

  1. fui, participei, gostei e agora estou divulgando! muito bom!!! fernando guia de tur, bom jesus do amparo-mg

    ResponderExcluir