segunda-feira, 23 de maio de 2011

Santa Cruz: uma festa de cores em Ipoema – Parte 2

Matéria publicada no Diário de Itabira, na coluna Expressão, de 22 de maio

O Morro Redondo é um mirante natural de Ipoema, lugar de beleza ímpar, que proporciona visão de 360º de montanhas, principalmente da cordilheira do Espinhaço. Também é espaço de arte, abriga o monumento “O Destino” e a escultura de Senhor do Bonfim, ambos da artista plástica mineira radicada em Nova Iorque, Vilma Nöel. Para completar é lugar de fé e de tradições, no cume do Morro Redondo está incrustado o Santuário Senhor do Bonfim, que no mês de maio se enche de cores para celebrar a Festa de Santa Cruz. Este ano a comunidade teve dois motivos à mais para comemorar: a entrega da demarcação do Caminho de Santa Cruz e a instalação do sino da capela que foi revitalizada.
O cruzeiro situado ao lado do Santuário foi decorado através de uma oficina promovida pela Criar - Decoração, Arte e Cultura que ensinou a reciclar garrafas pets para produzir flores. Foram utilizadas mais de 400 garrafas, doadas pela Itaurb para confecção dos arranjos. A oficina foi ministrada por Sônia Guimarães (Criar) e as voluntárias Terezinha Lage e Elane Moreira com apoio do Museu do Tropeiro, da Administração Distrital de Ipoema, e de empresários ipoemenses.
A Festa de Santa Cruz foi realizada em 7 de maio, às 7h30, uma caminhada de Ipoema ao Morro Redondo abriu os festejos. Ao meio dia foi realizada a cerimônia de benção do sino que foi instalado no campanário do Santuário Senhor do Bonfim. Foi um momento de muita emoção para os moradores da região presentes na festa e também para os visitantes como o prefeito, João Izael e as famílias Pontes e Padovezi, doadoras do instrumento. O sino construído pelo processo artesanal, possui o nome dos doadores, do Santuário, além do local e data. Vale destacar que há no mundo apenas seis lugares que ainda fundem o sino pelo processo artesanal, como na época medieval.
A missa festiva foi celebrada pelo padre Marcelino Magalhães que durante a homilia lembrou da beleza que foi a caminhada e fez uma sugestão: que nos próximos anos os peregrinos a fizessem dispersando sementes no trajeto. A Guarda da Marujos de Nossa Senhora do Rosário, da Serra dos Alves, também ditou o tom de alegria da festa.

Um comentário:

  1. gostei da reportagem, vai ter mais? ipoema eh bom demais!!! morro redondo? sensacional! a caminhada? prazerosa! sucesso a todos! abraços, ferghuma@gmail.com

    ResponderExcluir