MORRO REDONDO: DO TROPEIRISMO Á SUSTENTABILIDADE
ITABIRA (MG)- O distrito de Ipoema parece ter recebido das mãos do Criador bênçãos especiais quando observadas as belezas naturais que o povoado tem..
Belas montanhas, cachoeiras, estradas.. caminhos que mostram uma Minas gostosa de nela se viver...
Visitando o Morro Redondo as pessoas são capazes de sintetizar toda essa magia que existe na região.
La no alto do Morro, está o Santuário Senhor do Bonfim...um lugar onde a paz, a tranqüilidade e a beleza nos remete a um cenário celestial.

É também neste alto de morro que estão monumentos expressivos da artista plástica Vilma Noel , reconhecida internacionalmente.
Um deles, o Senhor do Bonfim com 2,90 metros de altura ,outra do Espírito Santo que compõe a fachada da capela e o mais recente e imponente, o monumento “O Destino”, um anjo estilizado com 10 metros de altura.

Motivados pela valorização da arte e cultura local, que tem levado o turista a conhecer Ipoema, os moradores do distrito hoje são atores principais que apresentam a estrada real ao mundo..
Nas tradições do tropeirismo, muitos descobriram que uma atividade corriqueira de seus antepassados hoje tem um valor histórico importante na realidade do distrito...

Isto.. agora os ipoemenses começam a praticar a sustentabilidade.. um desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações.
Alair Castro já está praticando o processo mesmo sem saber ao certo o porque...
Ele é um dos voluntários que, com a ajuda de uma velha companheira, uma égua , transporta material de construção para a edificação de uma confraria no alto do Morro_ um local idealizado para receber melhor aos turistas, com restaurante, banheiros e uma loja, onde artesãos locais poderão vender seus produtos.

Alair sobe e desce por 6, 8 vezes/ dia para ajudar nos trabalhos..

O casal Taciano de Castro e Emanuela Reis é proprietário de toda a região do Morro e autorizou aos moradores locais os investimentos no Santuário, já com uma visão futurista do que o empreendimento pode trazer de positivo para a região
O senhor Taciano entende que o turismo traz o desenvolvimento para a região, mas é ponderado quanto ao que chama de abuso: “ tem que ser tudo bem simples, porque quanto se mexe com muita coisa, o lugar perde o encantamento da roça”_ afirma.

E assim, Ipoema vai seguindo seu destino , mesclando antigas tradições ao novo, ao promissor... escrevendo mais um capitulo na história do país